Toyota produzirá híbrido Prius no Brasil em 2018, diz jornal japonês
A Toyota planeja fabricar o híbrido Prius no Brasil a partir de 2018. A informação foi publicada nesta terça-feira (24) pelo jornal japonês Nikkei.
Segundo a publicação, a quarta geração do modelo deverá ser produzida no país para livrar a montadora dos atuais impostos de importação, permitindo que o Prius possa ser oferecido a um preço mais baixo. Lançada em 2013 por aqui, a terceira geração custa cerca de R$ 120 mil e emplacou somente 400 unidades desde então.
A reportagem do Nikkei afirma que a Toyota do Brasil negocia diretamente com os governo federal e paulista sobre a possibilidade. Segundo uma fonte da Toyota no Japão, a empresa começará a elaborar planos detalhados sobre a produção do Prius tão logo as conversas sejam concluídas. A ideia, por enquanto, é usar a sede de São Bernardo do Campo (SP) para montar cerca de 1,5 mil veículos por ano por meio de kits importados pré-montados (CKD).
Consultada, a Toyota do Brasil reconhece a reportagem da publicação japonesa, mas afirma que nenhuma decisão foi tomada.
O que é híbrido?
Um carro híbrido é aquele que combina dois tipos de energia para sua propulsão -- por exemplo, um automóvel que possui um motor a combustão interna e um motor elétrico. O princípio básico é fazer com que o motor movido a eletricidade reduza o esforço do motor a combustão, diminuindo os níveis de consumo e de emissões.
O Prius segue este princípio. Ele une um motor 1.8 a gasolina a um motor elétrico, que juntos são capazes de render a força de um propusor tradicional de 2,4 litros -- são 98 cv e 14,5 kgfm de torque do motor a combustão e 40 cv e 21,1 kgfm do motor elétrico (que, combinados, geram 138 cv e 35,6 kgfm) puxados por um câmbio CVT.
A energia gerada pelos freios é responsável por regarregar a bateria do motor elétrico, dispensando o uso de recarregadores de tomada. O consumo, segundo dados do Inmetro, é de 15,7 km/l na cidade e 14,3 km/l na estrada (gasolina).
Futuro melhor
Embora as condições econômicas atuais sejam um empecilho, a Toyota acredita que a demanda por um modelo híbrido com preço em conta deve crescer no médio e longo prazos, com motoristas mais conscientes e governos impondo normas ambientais mais rigorosas.
Desde o lançamento mundial, em 1997, o Prius virou garoto-propaganda de híbridos e dominou mercados na América do Norte, China e Europa. As vendas globais somaram 428 mil em 2014. A Toyota ainda produz a maioria dos Prius no Japão, mas também tem bases na China e Tailândia.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.