Volkswagen Gran Santana é releitura chinesa malfeita do Golf
Há alguns anos a Volkswagen se divide entre diversas joint-ventures na China para vender a maior quantidade possível de automóveis no país, afinal seu objetivo é ser o maior grupo automotivo do mundo até 2018. Por aqui, são ao menos três empresas distintas (Volkswagen, Shanghai-Volkswagen e Faw-Volkswagen), que oferecem vários sedãs e hatches com nomes diferentes, embora parecidos em tamanho e propostas. A ideia é simples: oferecer produtos em todas as categorias e preencher todos os espaços no mercado.
Nem que para isso seja preciso... criar uma versão hatchback do já defasado sedã Santana, chamada contraditoriamente de Gran Santana. UOL Carros conheceu o hatch -- que tem um quê de perua -- nesta terça (21) no Salão de Xangai.
O curioso é que o nome Santana, de cara, nos faz lembrar do sedã quadradinho dos anos 1990, aquele que deixou de ser produzido e vendido há alguns anos, certo? Não: ele ainda existe na China, em três gerações diferentes, sendo que o mais antigo (esse que se desenhou na sua cabeça) é um dos mais vendidos.
No caso do Gran Santana, uma das novidades das "Volkswagens" no evento, pode-se dizer sem remorso que é uma releitura mal-resolvida do atual Golf -- seus traços são claramente inspirados nos do hatch, porém com materiais muito menos nobres na construção. A linha de motores contará com opções aspiradas de 1,6 ou 2 litros, e com o 1.4 TSI de 140 cv (o mesmo do Golf). O câmbio poderá ser manual ou automático DSG (para a configuração turbo). A frente é praticamente a mesma do Santana três-volumes, e exibe o atual padrão visual da marca, utilizado também por outros carros locais (Lavindo, Lavida, Gran Lavida, Bora e o próprio Jetta): simples e, de certa forma, moderno e elegante. A traseira usa uma grosseira lanterna que imita o formato da peça utilizada pelo Golf, mas novamente com recursos de menor qualidade. Vincos e recortes da carroceira, de tão retos que são, chegaram a confundir alguns jornalistas locais, fazendo-os chamar o Gran Santana de perua.
Na opinião de UOL Carros, ele é um hatch médio desengonçado que pode, no máximo, ser chamado de shooting-brake. E que deveria passar bem longe do Brasil.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.