Nissan vai lançar Juke, Qashqai e X-Trail no Brasil até 2016
A Nissan mudou de ideia. Focada em crescer globalmente em vendas e conquistar até 8% do mercado mundial de carros e comerciais leves até meados do ano que vem (hoje a empresa possui cerca de 5,5%), a marca dizia que no Brasil seu foco era "fortalecer" a imagem com seus dois principais produtos feitos em larga escala, March e Versa (agora nacionais; antes eles eram importados do México).
A visão agora é outra. "Uma pequena remessa de Juke importada para o Brasil, por exemplo, pode significar muito mais do que as vendas em si. A representatividade que isso traz à imagem da empresa é gigante", afirmam executivos da empresa.
Com isso, os crossovers Juke (compacto), Qashqai (médio) e o SUV X-Trail (grande) devem passar a ser importados da Europa para o país. A expectativa é que eles cheguem em breve ao nosso mercado -- o limite é o final do atual ano fiscal da empresa, que se encerra em abril de 2016.
É importante dizer que os novos planos não alteram o status do projeto Kicks, o pequeno jipinho apresentado pela empresa no Salão do Automóvel de SP, no ano passado, feito sobre a plataforma V, da dupla March e Versa, que segue nos planos da empresa e pode surgir em versão definitiva ainda este ano.
Mas Kicks e Juke não têm o mesmo tamanho?
Sim, mas suas propostas serão diferentes. O Kicks será vendido em maior volume e brigará com a turma de "suvinhos", atualmente composta por Ford EcoSport, Renault Duster, Honda HR-V, Jeep Renegade e Peugeot 2008, entre outros.
Já o Juke será uma espécie de carro de imagem, importado do Reino Unido, limitado a uma determinada cota (cerca de centenas de unidades por ano, nada mais do que isso). Qashqai e X-Trail também iriam para o Brasil a partir do Velho Continente, em lotes menores, a depender da procura do consumidor.
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