Por que é tão difícil ligar carro flex no frio? Especialista explica
Com o preço mais vantajoso que o da gasolina, apesar de mais gastão, o etanol é a primeira opção do consumidor em alguns estados brasileiros. Porém, uma característica comum de motores que funcionam com álcool no tanque é a dificuldade de partida em dias frios. Como solucionar esse inconveninente?
Segundo Hiromori Mori, consultor técnico da NGK -- uma das maiores fabricantes automotivas de velas de ignição --, a falha geralmente ocorre pela falta de manutenção do reservatório de gasolina para partidas a frio, o famoso "tanquinho", mas também pode ocorrer por causa de velas e cabos de ignição desgastados.
Importante lembrar que atualmente vários modelos já dispensam o uso do tanque por conta da tecnologia automatizada de pré-aquecimento do etanol. Citroën C3, Volkswagen up!, Ford Ka, Fiat Uno e Nissan Versa são exemplos.
"A vela de ignição trabalha sob condições severas, como pressão e altas temperaturas. Com o uso, sofre um desgaste que nem sempre é percebido. Por isso é recomendada sua inspeção a cada 10 mil quilômetros ou anualmente", alerta. O especialista ainda ressalta que aumento no consumo de combustível e falhas no funcionamento do motor também indicam problemas com a peça.
Os cabos de ignição, responsáveis por conduzir a alta tensão produzida pela bobina (transformador) até as velas, igualmente necessitam de checagem periódica.
Atenção ao tanquinho
Além de prestar atenção nestes componentes, modelos que têm o reservatório para gasolina para partidas a frio (o "tanquinho") devem mantê-los abastecidos com gasolina de boa qualidade -- a recomendação é que o combustível seja trocado a cada 90 dias, mesmo que tenha sido pouco utilizado. O estado da bateria também pode prejudicar o funcionamento em dias frios.
Tenha sempre cuidado: em casos de falha ao dar a partida, insistir em ligar o motor pode encharcar as velas. A recomendação é mantê-lo desligado e aguardar o combustível evaporar, o que pode levar até 30 minutos, dependendo do carro.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.