Toyota convoca 625 mil modelos híbridos; Brasil está fora do recall
A Toyota anunciou nesta quarta-feira (15) recall de 625 mil carros híbridos (Prius e Auris) por um problema eletrônico que pode provocar a parada repentina do carro.
Em fevereiro de 2014, a empresa teve que convocar 1,9 milhão de Prius em todo o mundo, inclusive alguns no Brasil, por uma falha similar.
Os automóveis afetados por este novo chamado foram fabricados entre maio de 2010 e novembro de 2014. De acordo com a Toyota do Brasil, nenhuma unidade importada para cá está envolvida -- dos carros afetados, 340 mil estão no Japão, 160 mil na Europa e cerca de 120 mil na América do Norte.
O Prius deve começar a ser fabricado no país até 2018.
O problema
Segundo a marca, parâmetros do programa de controle das unidades de comando dos motores/geradores e do sistema híbrido "podem gerar uma degradação de certos componentes eletrônicos". Nestas condições, o modo de alerta pode ser ativado e o veículo passaria ao modo de segurança, limitando a potência disponível para a condução.
"Em alguns casos, o sistema híbrido poderia ficar inoperante e até parar o veículo de forma repentina", afirmou a montadora, que afirma não ter relatado acidentes relacionados ao problema. A revisão consiste basicamente em atualizar o software.
Nos últimos dois meses, a Toyota se viu obrigada a convocar recalls de quase 10 milhões de veículos por problemas nos airbags produzidos pela Takata.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.