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Volkswagen mostra nova cara com Passat, seu "Classe C melhorado"

Eugênio Augusto Brito<br>Leonardo Felix

Do UOL, em São Paulo (SP)

07/12/2015 12h08

Se deixou de ter o carro mais vendido ainda em 2014, em 2015 a marca não fez um novo best seller com Fox e up!, ao passo em que também foi afetada pelo escândalo global de fraude com motores a diesel. A Volkswagen do Brasil quer entrar em 2016 com ar de renovação. O ciclo será iniciado pela oitava geração do Passat, modelo executivo que virou carro de imagem da fabricante no Brasil, e que chega às lojas oficialmente em janeiro. O primeiro lote desembarca até o fim deste ano no país, com apenas 25 unidades.

Por enquanto, o novo Passat será vendido apenas na configuração sedã. Aliás, ele é o primeiro três-volumes da marca a ser construído sobre a plataforma modular MQB, a mesma do hatch Golf e do Audi A3 (hatch e sedã). Tal base garante presença de mais tecnologias para segurança e condução dinâmica. O modelo também estreia em nosso país a nova identidade visual da marca -- chamada internamente de "Tornado": linha frontal está mais baixa e "nariguda", e rodas foram posicionadas mais próximas às extremidades, dando aspecto classudo, arrojado e moderno que o Passat anterior. 

 O preço, claro, ultrapassa os R$ 138 mil da atual geração: parte de R$ 144.500 e chega a R$ 161.600 na versão mais completa munida de todos os opcionais. Em termos de equipamentos, a oitava geração segue a base técnica do novo Audi A4 e terá apenas duas versões. Confira preços e listas:

- Passat Comfortline (R$ 144.500): visual marcado por farois halógenos e guia de luz com LEDs diurnos; lanternas traseiras com assinatura em LED; motor 2.0 TSI a gasolina do Golf GTI (turbo e injeção direta de gasolina), de 220 cavalos de potência e 35,7 kgfm de torque; transmissão DSG (automatizada de dupla embreagem) de seis marchas; partida por botão com sistema start-stop de segunda geração (desligamento automático do motor está mais inteligente); porta-malas com abertura automática da tampa através de "chute" dado sob o para-choque traseiro; seis airbags; controle eletrônico de estabilidade e tração; freio de estacionamento elétrico com função auto-hold; bloqueio eletrônico de diferencial; cinco modos de condução com ajuste eletrônico de suspensão, carroceria e mapas de motor e transmissão; central de entretenimento Discovery Media, com tela de 6 polegadas e conexões básicas com telefone; bancos em couro, com ajuste elétrico para assentos dianteiros e aquecimento para motorista; ar-condicionado digital de três zonas; sensores de estacionamento traseiro e dianteiro; direção elétrica progressiva.

- Passat Highline (R$ 151.300): faróis Full-LED com DLA (assistente dinâmico de luz para farol alto); lanternas traseiras escurecidas; chave inteligente; volante multifuncional com aletas para trocas manuais de marcha; bancos revestidos em couro Nappa, com ajuste elétrico para os dois passageiros da frente e com função de memória e massagem para o motorista; câmera de ré; retrovisores externos com função de memória para regulagem elétrica. 

Tecnologia opcional

Cesta de opcionais conta com teto solar panorâmico para as duas versões (R$ 5.400) e um pacote tecnológico chamado Highline Premium (R$ 4.900), exclusivo para o Passat de topo e que acrescenta os itens mais interessantes da nova geração -- UOL Carros já teve a oportunidade de testá-los durante avaliação de 220 quilômetros com o modelo.

São eles: painel de instrumentos digital de 12,3 polegadas herdado do Audi TTsistema de conectividade Discovery Pro, com tela tátil de 8 polegadas, espelhamento de smartphones (Android Auto, Apple CarPlay e MirrorLink) e som Dynaudio (700 Watts); piloto automático adaptativo que impede até ultrapassagens pela direita; assistente de estacionamento para vagas paralelas e perpendiculares, incluindo manobras para estacioná-lo de frente; pacote de segurança com sensor de fadiga e frenagem emergencial para evitar de acidentes.

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"Classe C melhorado"

As expectativas para o modelo, claro, são altas, ainda que as vendas sejam controladas: "O novo Passat evidencia tudo que a Volkswagen tem a oferecer e que ela está à frente do tempo. Na Europa, foi comparado com carros premium e ainda assim ganhou prêmios. É um Classe C melhorado, já que ganhou do Mercedes-Benz em diversas premiações", afirmou a UOL Carros o vice-presidente de marketing, Jorge Portugal, durante a apresentação prévia do novo Passat jornalistas e potenciais clientes, na última semana.

Além dos próprios sedãs alemães (BMW Série 3 faz companhia a Classe C e ao primo distante A4), o Passat B8 terá no Brasil a concorrência de Ford Fusion, Hyundai Azera e, a partir do começo do ano que vem, do Honda Accord, que voltará ao país após ser apresentado pela marca japonesa antes do fim do ano.

No teste feito por nossa reportagem, o que mais chamou a atenção foi o funcionamento dos auxílios eletrônicos, especialmente o park assist -- cada vez mais completo e dinâmico --, a abertura automática do porta-malas e a curiosa (e um tanto inútil) função do assistente de estacionamento que para o carro de frente em vagas perpendiculares.

O desempenho do trem-de-força é correto para a proposta (variando conforme o modos de condução escolhido: Eco, Comfort, Normal, Sport e Individual), mas, apesar dos bons dados de desempenho -- 246 km/h de velocidade máxima e 6,7 segundos no 0-100 km/h --, perde em esportividade devido ao porte e peso maiores que os do Golf -- são 4,77 metros de comprimento e até 1.721 kg --, contra 4,27 m e 1.317 kg do Golf GTI, respectivamente.