Topo

Fox, March e Versa falham ao proteger crianças; Hilux gabarita

Leonardo Felix

Do UOL, em São Paulo (SP)

15/12/2015 13h02Atualizada em 15/12/2015 14h53

O Latin NCAP (programa de segurança viária para América Latina e Caribe) divulgou, nesta terça-feira (15), sua última bateria de testes de 2015. Após completar cinco anos em novembro, o órgão fechou a Fase 6 com mais sete modelos testados, chegando a 23 avaliações realizadas no ano.

Desta vez os escolhidos foram os brasileiros Volkswagen Fox, Nissan March e Versa; a argentina Toyota Hilux (o programa já havia testado a Hilux tailandesa em agosto); os japoneses Toyota RAV4 e Mitsubishi Montero Sport (nova geração do Pajero vendido no Brasil); e o indiano Hyundai Creta, SUV compacto que começou a ser vendido no vizinho Uruguai em novembro.

LATIN NCAP 5 ANOS
- Os 5 melhores e os 5 piores avaliados à venda no Brasil

- Órgão enfim vai cobrar padrão europeu de segurança
- Critérios endurecem em 2016
- Calmon: confuso e até injusto, teste precisa de revisão

Compactos brasileiros

Fox, March e Versa decepcionaram em um mesmo ponto na avaliação: proteção para crianças no banco traseiro, falha típicas de modelos compactos. No caso do hatch da Volkswagen, foram aplicadas quatro estrelas em segurança para adultos e duas para crianças.

Segundo o Latin NCAP, o Fox munido de dois airbags frontais (obrigatórios) proporciona boa proteção para cabeças de motorista e passageiro em impacto frontal a 64 km/h, porém segurança "marginal" no caso do peitoral do condutor. A ausência de itens como controle de estabilidade (presente apenas como opcional na gama), cintos com pré-tensionadores e bolsas laterais tiraram uma estrela do modelo. No caso das crianças, o programa descontou pontos devido à falta de ganchos Isofix, cinto de três pontos na posição central do assento traseiro e de opção para desligar o airbag para instalar uma cadeirinha de bebê no banco dianteiro direito.

O March levou quatro estrelas para adultos e, de acordo com a entidade, apresentou desempenho melhor que o do Fox para a cabeça ao oferecer cintos com pré-tensionadores. A proteção para o tórax de ambos os passageiros não agradou, porém. Em relação às crianças, o hatch da marca japonesa ficou devendo basicamente nos mesmos pontos que o da Volks e ainda apresentou, na visão do Latin NCAP, estrutura mais instável (embora o programa aponte evolução em relação ao teste feito com uma unidade pré-facelift, em 2011). Resultado: uma estrela.

Já o sedã compacto-médio Versa, montado sobre a mesma base do March, ofereceu segurança um pouco melhor para o peito dos passageiros adultos da frente e também para os bonecos que simulam bebês de três anos e 18 meses atrás, muito devido ao maior espaço interno. Entretanto, o modelo carece dos mesmos itens que seu irmão de plataforma, por isso foi contemplado com quatro e duas estrelas. 

Hilux gabarita, Creta decepciona

No caso da Hilux argentina, recém-lançada no mercado brasileiro, o teste serviu para comparar os resultados com uma unidade tailandesa já auferida pelo instituto em agosto. O exemplar sul-americano se saiu até melhor: cinco estrelas em ambos os quesitos, contra cinco e quatro estrelas da Hilux asiática. O Latin NCAP explicou que, na avaliação anterior, a fabricante escolheu cadeirinhas ainda não disponíveis para venda na América do Sul, o que resultou no desconto de alguns pontos.

RAV4 e Montero Sport nipônicos também obtiveram nota máxima para adultos, com quatro e três estrelas para crianças, respectivamente.

"Decepção" foi o termo usado pelo Latin NCAP para resumir o resultado do SUV compacto Hyundai Creta. Importado da Índia para o Uruguai desde novembro, o modelo obteve quatro estrelas para a proteção do ocupante adulto e três estrelas para a proteção infantil, mesmo não tendo itens fundamentais como freios antitravamento (ABS) como item de série -- a unidade testada tinha o equipamento, que é vendido como opcional, além de airbags frontais. Além disso, o órgão apontou outras falhas: 

"Este é um dos últimos modelos do fabricante que acabou de ser lançado no mercado da América Latina como uma plataforma global. A falta de equipamento padrão como freios ABS, lembrete de cinto de segurança para o passageiro e o fato de o fabricante não ter patrocinado o teste de impacto lateral limitou a qualificação", apontou o Latin NCAP. "A falta deste equipamento padrão [freios com ABS] como versão básica neste modelo decepciona o Latin NCAP, considerando que são importantes para a segurança dos passageiros, junto com o controle eletrônico de estabilidade (ESC) que sua concorrência incluiu, como o Jeep Renegade e o Honda HR-V", completou o relatório da entidade.

Mudanças para 2016

Os exames publicados nesta terça também foram os últimos aplicados sob as atuais regras do órgão, que vão endurecer a partir do ano que vem: somente veículos munidos de controle de estabilidade merecerão mais do que três estrelas; testes de colisão lateral a 50 km/h e contra poste a 29 km/h passam a ser universais e também servirão de parâmetro para a nota final.

Se testados com os novos parâmetros, por exemplo, todos os modelos presentes nesta bateria perderiam pontos por não contar com o ESC (a Hilux de nova geração é a única a entregar o item como de série, mas só na versão de topo, enquanto no Fox ele é opcional).