Novo BMW Série 3 básico custa tanto quanto sedã 2015 completo
Direto ao preço: R$ 163.950 é o valor inicial pedido pela BMW do Brasil pelo novo Série 3, modelo 2016, que começou a ser fabricado no país no final do último ano após ser apresentado no Salão de Frankfurt, em outubro. A etiqueta será válida para a versão mais básica do modelo, a 320i Sport ActiveFlex, com motor 2.0 turbo bicombustível de 186 cavalos (184 hp) e 27,6 kgfm, tração traseira, além do câmbio automático de oito marchas.
Neste novo modelo, a lista de itens inclui rodas de liga leve aro 17, ar-condicionado digital, volante esportivo com couro e troca manual de marchas em hastes, bancos esportivos dianteiros elétricos com memória para o motorista, conexões Wireless, Bluetooth, Interface BMW e USB.
Acontece assinando este cheque era possível, no começo de dezembro último, encomendar um Série 3 mais recheado: a tabela da BMW daquele mês mostrava o valor de R$ 166.950 (diferença de apenas R$ 3 mil) para a versão 320i M Sport GP ActiveFlex (609) no modelo 2015. Sistema multimídia mais completo, com GPS "Profissional", tela de quase nove polegadas, teto solar e até disco rígido interno eram diferenciais na cabine, enquanto o exterior era aprimorado com rodas maiores e spoilers desenvolvidos pela grife de performance M. Motorização era idêntica.
Outros valores
Claro, a escalada de valores prossegue com o restante das configurações, que também tiveram mudança em sua ordenação -- mais itens aparecem apenas para versões com motor mais forte:
Na 320i Sport GP (mesmo motor e mais teto solar elétrico, GPS "Business" e "ConnectedDrive" com informações de trânsito em tempo real, serviços de assistência ao motorista e funções de conectividade) o valor-base é de R$ 174.950.
A partir daí, já com motor 2.0 TwinPower Turbo de 245 cv e 35,69 kgfm, temos a 328i Sport GP por R$ 208.950.
Por fim, a 328i M Sport, que acrescenta os pacotes adicionais do antigo carro de quase R$ 167 mil citados no começo da reportagem, mas que custa agora R$ 248.950.
O que justifica?
Em anúncio feito no final da tarde desta quarta-feira (13), a BMW aponta, além da elevação de preços, as mudanças de estilo do novo carro. "O BMW Série 3 ganhou refinamento em seu design -- especialmente no desenho do defletor inferior do para-choque frontal e na parte interna dos faróis dianteiros", informa o comunicado. A marca também indica novos equipamentos, como faróis, lanternas e luzes de neblina de LED, com maior capacidade luminosa.
No interior, ainda segundo a marca, materiais de "visual sofisticado" garantem a novidade e reforçam a cobrança: "Aço cromado e o painel de controles de som e ar-condicionado tem acabamento em preto high-gloss. O console central ganhou novos detalhes revestidos de alumínio escovado que remetem à esportividade".
Funções como "Regeneração de Energia de Frenagem" e "Auto Start/Stop" seguem ativas no modelo 2016, que ainda tem os tradicionais controles de estabilidade e tração, seis air bags, pneus run-flat (sem câmara e que podem rodar mesmo com furos, em velocidade menor), sensores de chuva com acionamento automático dos faróis baixos, "Chamada de Emergência Inteligente" (aciona serviço de auxílio da BMW em caso de colisão) e "Teleservices" (avisa sobre revisão ou substituição de peças e componentes).
Segundo o diretor de vendas Martin Fritsches, o Série 3 é o modelo mais importante da marca, com cerca de "50% das vendas da marca BMW no Brasil", sendo produzido na unidade de Araquari (SC) desde 2014. Além dele, já são produzidos no Brasil os novos Série 1, com visual atualizado à Europa, motor flex e... preço maior; e X1, que ficou mais robusto e... também mais caro.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.