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Procon dá dura e faz Ford estender garantia de câmbio com falha

Problema foi detectado primeiro no Focus, passando depois a New Fiesta e EcoSport  - Murilo Góes/UOL
Problema foi detectado primeiro no Focus, passando depois a New Fiesta e EcoSport Imagem: Murilo Góes/UOL

Do UOL, em São Paulo (SP)

26/01/2016 17h01

O Procon-SP (órgão de defesa do consumidor do Estado de São Paulo) intimou a Ford a dar explicações e, em último caso, abrir um chamado para reparar problemas apresentados nos modelos New Fiesta, EcoSport e Focus (hatch e sedã) equipados com a transmissão automatizada de dupla embreagem Powershift.

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Segundo comunicado desta terça-feira (26) da entidade, "centenas de reclamações em redes sociais, matérias na imprensa e registradas no próprio Procon" foram recebidas nos últimos meses. Clientes apontam que o sistema estaria funcionando com trepidações excessivas, ruídos e, em casos extremos, até superaquecimento. De acordo com os relatos, o mau funcionamento estaria levando os veículos a sofrerem perda de torque em aclives e até travamento das marchas. Desgaste prematuro da embreagem é outra queixa recorrente.

Novo câmbio

Em resposta protocolada junto ao Procon, a Ford informou que um vazamento de fluidos da transmissão (que precisa ser umedecida) para a embreagem (que trabalha a seco) é a causa do problema em veículos das linhas 2013 e 2014 e que, por isso, fez alterações que levaram à nova geração do câmbio Powershift.

Ford Focus Titanium 2.0 A/T - Murilo Góes/UOL - Murilo Góes/UOL
Manopla do câmbio Powershift do novo Focus: Ford garante ter corrigido vazamento nos veículos a partir da linha 2015
Imagem: Murilo Góes/UOL
Entretanto, descartou a necessidade de efetuar recall, alegando que a falha "não gera riscos à segurança dos usuários, tanto que nenhum acidente com vítimas por conta do problema foi constatado". A montadora garante ainda que, ao contrário do que o relatado por proprietários, "não há perda de força motriz".

Garantia extra

A fabricante também assegura ter resolvido a questão a partir da linha 2015, ao acoplar um novo vedador de fluorcarbono ao sistema. Para os carros que já apresentaram defeito, a marca informou que irá estender a garantia do câmbio de três para cinco anos, ou 160.000 quilômetros rodados. Caso um automóvel dentro da atual garantia já tenha alcançado tal quilometragem, também terá direito à troca da embreagem sem custos.

Pelos cálculos do Procon, o câmbio Powershift equipa 36,3% das unidades do New Fiesta em circulação, 37,2% de Ford EcoSport e 83,4% de Focus.