Toyota Etios parte de R$ 43.990 com opção de câmbio automático
Havia certa expectativa sobre a mudança do Etios para a linha 2017. Esperava-se que o modelo fosse mudar de visual, sempre alvo de fortes críticas, acertar a posição do painel e receber inovações de trem-de-força. Tudo isso seria necessário para garantir sobrevida ao modelo na acirrada disputa do segmento de entrada, que tem competidores cada vez mais equipados disputando poucos clientes.
Só uma parte das esperanças foi atendida, porém. O carro agora tem painel digital (mas ainda ao centro da cabine), motores feitos no Brasil, câmbio manual mais avançado e até câmbio automático. Os preços partem de R$ 43.990.
Mas a ausência de mudanças profundas, inclusive de visual, pode ser decisiva para que o compacto, que figura sempre longe dos primeiros colocados na lista de mais vendidos, fique no limbo do mercado.
O que ele tem agora
Na linha 2017, o Etios passa a contar com motores produzidos no Brasil -- as unidades seguem com 1,3 e 1,5 litro, como na linha anterior, mas agora nacionalizadas. Os câmbios são novos... ou quase: o manual tem seis marchas e impede que o carro "morra", caso o motorista erre o tempo da embreagem.
Já a opção automática atende a pedido de motoristas urbanos e, ao custo de R$ 3.500, está disponível para qualquer versão do Etios.
Mas tem apenas quatro velocidades. Resta saber quanto vai adicionar de peso ao modelo, algo que pode piorar o consumo, sem trazer tanta vantagem em termos de conforto.
Alguns rivais estão à frente: Nissan March e Versa acabam de anunciar opção de câmbio CVT, enquanto Chevrolet Onix e Prisma e Hyundai HB20 usam automático de seis marchas.
Há ainda a adoção de painel digital de instrumentos, melhorando a leitura da peça (um defeito grave do Etios original) e ampliando o total de funções ao condutor.
Estes são os preços:
Hatchback
+ Etios 1.3 X manual: R$ 43.990
+ Etios 1.3 X automático: R$ 47.490
+ Etios 1.5 XS manual: R$ 48.995
+ Etios 1.5 XS automático: R$ 52.495
+ Etios 1.5 XLS manual: R$ 53.895
+ Etios 1.5 XLS automático: R$ 57.395
+ Etios Cross 1.5 manual: R$ 57.395
+ Etios Cross 1.5 automático: R$ 60.895
Sedã
+ Etios Sedan 1.5 X manual: R$ 48.495
+ Etios Sedan 1.5 X automático: R$ 51.995
+ Etios Sedan 1.5 XS manual: R$ 51.695
+ Etios Sedan 1.5 XS automático: R$ 55.195
+ Etios Sedan 1.5 XLS manual: R$ 56.795
+ Etios Sedan 1.5 XLS automático: R$ 60.295
Made in Brasil
A partir de agora, os motores do Etios são produzidos na nova fábrica da marca, em Porto Feliz (SP). Antes, eram importados, junto com as transmissões.
O 1.3 flex, agora com duplo comando de válvulas (DOHC) e tecnologia VVT-i, tem 16V e rende 98 cv e 12,8 kgfm de torque com etanol (88 cv e 12,3 kgfm com gasolina). Trata-se de 9% a mais de potência (8 cv) se comparado ao anterior.
O 1.5, também flex, com duplo comando e 16V, agora gera 107 cv e 14,4 kgfm de torque com etanol (102 cv e 14 kgfm com gasolina). O ganho nessa motorização é de 11 cv na potência e 11% no torque, afirma a Toyota.
A melhora dos números se deve à necessidade da marca de se adequar à proposta do programa Inovar-Auto, que exige, até 2017, carros com motores cada vez mais eficientes e econômicos.
A Toyota ainda não confirmou os números de consumo do novo Etios. Também por isso, o câmbio manual de cinco marchas dá lugar ao manual de seis relações.
Mais conteúdo
Até por conta dos preços mais elevados (quando foi lançado, em 2012, o carro custava a partir de R$ 29.990), a Toyota optou por adicionar equipamentos ao Etios.
Segundo a marca, desde a versão de entrada o modelo traz o novo painel digital com tela de TFT de 4,2 polegadas (chamado de Toyota Smart Screen); computador de bordo, descansa-braços no assento do motorista (somente nas versões automáticas), bancos traseiros rebatíveis e ganchos Isofix para fixação de cadeirinhas.
Direção elétrica, vídeos e travas elétricos e e ar-condicionado também fazem parte do pacote de série do compacto. A empresa promete disponibilizar os catálogos de todas as versões no site oficial até a próxima semana que vem. As vendas começam no próximo dia 28 de abril.
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