UOL Carros passeia pelo interior "refinado" do Nissan Kicks; assista
Se o visual era conhecido, a Nissan finalmente apresentou e deu detalhes concretos, nesta segunda-feira (2), sobre o SUV Kicks. O modelo surge como carro oficial das Olimpíadas, evento do qual a marca é patrocinadora, na madrugada de terça-feira (3), com a saída da Tocha Olímpica de Brasília (DF).
UOL Carros passeou pelo carro no vídeo principal e também em outras imagens feitas no Instagram de UOL Carros.
O primeiro contato da imprensa especializada foi com uma unidade estática da versão SL, a de topo. A estreia nas lojas está prevista para 5 de agosto, mesmo data da abertura dos Jogos. Antes, o carro vai "escoltar" a tocha em seu trajeto por mais de 300 cidades brasileiras.
"A ideia é ser medalha de ouro em tudo com o Kicks, então teremos um produto de alta qualidade primeiro para o Brasil, depois para a América Latina", afirmou François Dossa, presidente da Nissan para o Brasil.
Vale até usar a força de investidora do evento para fazer a Tocha ser exibida por 15 minutos em concessionárias estratégicas de grande mercados.
Com isso, espera já fazer pré-vendas do modelo, cujo preço não está definido, mas vai bater forte nos rivais Jeep Renegade e Honda HR-V, inclusive em valores (estima-se faixa inicial em torno de R$ 65 mil, com topo perto dos R$ 90 mil, seguindo HR-V).
Tática de ouro
Marketing não basta: UOL Carros teve acesso à informação de que o motor é um inédito 1.6 clex de 114 cavalos com etanol, acoplado a câmbio CVT (continuamente variável). No March e Versa, o 1.6 local gera 111 cv. Há ainda rumores de 2.0 em futuras versões mais caras.
"Esse motor será feito no Brasil futuramente", revelou Ronaldo Znidarsis, vice-presidente de vendas e marketing.
Assim como o próprio Kicks, o propulsor será fabricado em Resente (RJ) a partir de 2017. Tudo faz parte do plano de R$ 750 milhões em investimentos para adaptar a fábrica e alcançar 74% de índice de nacionalização.
Inicialmente, porém, tudo chega via importação do México. Somente no ano que vem, quando começa a produção local, o produto estará pronto para buscar a liderança do segmento, inclusive com planos de exportação a dez países da América Latina.
O melhor Nissan
Visual externo já havia sido divulgado e segue fiel ao moderno conceito revelado no Salão de São Paulo 2014, embora aprimorado e até mais harmônico.
Grade trapezoidal é ressaltada por bordas cromadas e divisórias ressaltadas em forma de colmeia. Os faróis, afilados, invadem a lateral, dando ar de malvado.
Para-choque agressivo, entrecortado e cheio de vincos. Capô elevado e caixas de roda dianteiras abauladas reforçam a sensação de robustez.
Mais músculos e lanternas sobressalentes, com "tentáculos" que agarram a linha de cintura e o porta-malas, compõem o também arrojado design traseiro.
Mas o principal, segundo os designers da Nissan, não é só força do visual externo, mas a leveza da cabine. Semelhança com os atuais compactos fabricados pela Nissan no Brasil, March e Versa, é quase nula.
Da motorização ao visual, a preocupação é em elevar o padrão da marca, a fim de enfatizar a modernidade do projeto. Há telas digitais no painel de instrumentos e console central (esta para multimídia), além de sensores de estacionamento (que marcas japonesas se esquivam de usar) e sistema de câmeras de 360 graus (Around View Monitor), ao menos nas versões mais caras.
"É um modelo concebido para estabelecer um novo padrão para a Nissan no mercado", afirmou o americano Robert Bauer, chefe de design do estúdio latino-americano de estilo,
"Há preocupação com custos, mas também queremos impacto no mercado e vamos mostrar um carro mais qualificado que os rivais", completou.
Porte de HR-V
Por dentro, o Kicks SL também mostra acabamento muito superior ao dos irmãos de plataforma. Elementos suaves ao toque e com faixas contrastantes em couro de tom caramelo são as arrojadas apostas para deixar o SUV refinado internamente.
Embora ainda não haja dados oficiais sobre dimensões, espaço interno parece ser outro ponto forte do modelo, tanto para cabeça quanto para ombros e pernas no banco traseiro.
Porta-malas parece ter volume similar ao do HR-V, que oferece 431 litros. É um meio-termo entre o Renegade e o espaçoso Renault Duster.
"É uma nova fase da Nissan no Brasil e vamos mudar a visão que o consumidor tem da marca", concluiu Znidarsis, de vendas e marketing.
Estratégia pronta, resta saber se a Nissan manterá o jogo para, de fato, conquistar a medalha de ouro nas lojas.
Viagem a convite da Nissan do Brasil
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.