Sem reforço nas portas, 208 perde nota em segurança; Picanto zera
A mais recente bateria de testes da fase 7 do Latin NCAP (programa de segurança viária para América Latina e Caribe), divulgada nesta quarta-feira (8), trouxe duas decepções. O compacto premium Peugeot 208 e o subcompacto Kia Picanto foram os modelos avaliados... e se deram mal.
No caso do veículo do grupo PSA, produzido nacionalmente em Porto Real (RJ), uma primeira avaliação já havia sido feita em 2014. Nova aferição foi realizada, em unidade que não continha os retoques visuais da recente reestilização no Brasil, com resultado aquém do esperado: se havia obtido quatro estrelas há dois anos, agora não passou de duas.
Cadê o reforço?
Isso ocorreu porque o programa adotou métodos mais rígidos a partir deste ano. Apesar de ter repetido o bom resultado na colisão frontal a 64 km/h, o hatch enfrentou problemas na simulação de impacto lateral a 50 km/h, recentemente incorporada.
"Proteção para cabeça e peito foi fraca. A alta penetração ocorreu porque o veículo modelo não tem airbags laterais nem portas e paineis internos reforçados", apontou o órgão. Por conta disso, o teste de poste sequer precisou ser praticado.
O resultado desapontou a presidente do Latin NCAP, María Fernanda Rodríguez: "Os reforços das portas foram removidos em comparação com a configuração europeia, que obriga esse tipo de equipamento desde 1995. O 208 usa plataforma moderna e é um carro de alto nível na Europa. Uma pena o que fez a fabricante", lamentou.
A colisão lateral promoveu a retirada de uma estrela. A outra foi perdida devido à ausência do controle eletrônico de estabilidade. Na proteção para crianças o compacto continuou avaliado em três estrelas.
Picanto paga mico
Importado da Coreia do Sul para diversos países do Continente, o Picanto (vendido como Morning em alguns mercados) foi testado em sua configuração mais básica -- desprovida de airbags, freios ABS (antitravamento) --, que não é comercializada no Brasil. A pontuação assustou: zero estrela para adultos e uma para crianças.
A falta desses itens foi determinante para o resultado, visto que a estrutura da carroceria na batida frontal foi considerada "estável". Um alento para os consumidores brasileiros do Picanto e também do Hyundai HB20, com quem o pequeno hatch divide plataforma.
Ambos os carros testados também falharam em oferecer cintos com pré-tensionadores em todas as posições e ganchos para cadeirinhas infantis tipo Isofix no banco traseiro.
A próxima bateria de resultados do Latin NCAP será divulgada em agosto.
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