Não é só Uno: FCA prepara novos motores para Renegade e Toro
No fim de agosto a FCA já havia confirmado que vai promover mudanças na linha 2017 do Uno: segundo facelift de meia-vida para a atual geração e estreia da família de motores GSE, munida de um motor 1.0 3-cilindros e um 1.3 4-cilindros, ambos aspirados e com duas válvulas por cilindro.
O hatch altinho não será o único a receber modificações, entretanto. Além dele e do inédito sucessor do Compass, programado também para o final deste mês, o grupo prepara até o fim do ano outras duas importantes novidades em motorização.
Renegade mais forte e econômico
A primeira, entre final de outubro e começo de novembro, é a linha 2017 do Jeep Renegade com motor 1.8 flex recalibrado para entregar mais potência e torque.
Atualmente o SUV rende 132 cv e 19,1 kgfm (etanol) nas configurações bicombustível. A promessa é chegar aos 139 cv e 19,3 kgfm alcançados pela prima-irmã Toro. Mas não será só isso: fontes consultadas por UOL Carros garantem que o propulsor receberá ainda mais atualizações.
Nossa aposta é que uma delas será a tão desejada estreia da tecnologia que dispensa o tanquinho de partida a frio. Outras novidades nos sistemas de admissão e escape devem deixar o suvinho mais econômico e, consequentemente, dentro das metas cobradas pelo Inovar-Auto.
Toro 2.4 Tigershark AT9
Também em novembro, com apresentação no Salão de São Paulo, será lançada a Toro 2.4 Tigershark, configuração que será posicionada entre a 1.8 flexível e a 2.0 turbodiesel. A informação já havia sido divulgada pelo site Autos Segredos.
Objetivo é preencher o espaço de preço entre as configurações já existentes. Portanto, se uma Toro 1.8 flex Freedom sai por R$ 81.700 -- e uma 2.0 diesel Freedom por R$ 97.270 --, seria natural esperar que a Toro 2.4 tenha etiqueta inicial próxima a R$ 90 mil.
Importado e preparado para beber tanto gasolina quanto etanol, o motor de 2,4 litros aspirado deve chegar a 190 cv e 25 kgfm quando abastecido com o combustível vegetal. São dados sensivelmente superiores aos da Toro E-Torq, o que tende a tornar a configuração Tigershark muito mais esperta em desempenho.
Transmissão será sempre automática de nove marchas, tal qual na Toro 4x4 diesel, a fim de aprimorar consumo. Tração, porém, deverá ser apenas dianteira.
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