Monstro japonês Nissan GT-R enfim desembarca por R$ 900 mil
É oficial: a Nissan apresenta o superesportivo GT-R ao público brasileiro nesta terça-feira (27). Claro, por R$ 900 mil no pacote Premium com interior preto -- ou R$ 920 mil para ter interior colorido --, o cupê de 572 cavalos ficará restrito a poucas garagens.
Sua própria revelação, porém, mostra o caráter único e de "virada na chave da marca", que aposta tudo no crescimento: o GT-R foi mostrado à imprensa na concessionária da rede Carrara nos Jardins, região de alto luxo da Zona Oeste de São Paulo.
Essa loja era, até há alguns meses, bandeira da Chevrolet. Agora, será a única da Nissan no Brasil a centralizar todos os pedidos pelo "Godzilla" -- carinhoso apelido dado ao esportivo, em menção ao famoso monstro inventado pelos japoneses.
"2016 é um ano intenso para a Nissan do Brasil", confirmou o presidente da Nissan para o país, François Dossa. "Lançamos March e Versa com câmbio CVT, novo Sentra e o crossover Kicks, que tem conquistado o Brasil e já é um dos modelos mais vendidos do seu segmento".
Aproveitando a vitrine dos Jogos Olímpicos para ter visibilidade e ter carros diferentes na linha, a Nissan agora quer reforçar a bandeira de confiabilidade e vanguarda, algo necessário para tornar-se grande. Essa é também a missão do GT-R, que a marca chama de "ícone".
Meta de vendas? Dez unidades por ano (menos de uma por mês, portanto). Uma já teria sido negociada, segundo executivos da marca.
Godzilla
Finalmente vendido de forma oficial no país, o GT-R chega já como linha 2017, representando a reestilização da terceira geração. Na prática, é um modelo de nicho, mas que já vendeu 30 mil unidades no mundo. Na atualização que será vendida no país, traz reforços aerodinâmicos e itens de (relativo) conforto.
Ah, também tem o motor mais forte da gama e alterações para andar mais que o antecessor. Na configuração tradicional -- a Nissan não anunciou a especificação Nismo por ora --, o V6 biturbo de 3,8 litros e 24 válvulas gera 572 cavalos (a 6.800 giros), com torque de insanos 64,5 kgfm.
Entendeu agora por que Godzilla?
Diferentes modos de condução, configuráveis pelo condutor em três diferentes chaves (transmissão e torque; suspensão; e controles de estabilidade e tração), cada uma com três níveis (conforto, normal e R), permitem que o carro fique dócil o bastante para rodar pela cidade de modo... menos arisco.
De novo, alertamos: só vale usar gasolina premium no supercarro (que apenas duas bandeiras de postos vendem). Do contrário, prepare-se para perder os 20 cv extras do modelo 2017 e, claro, reduzir a vida útil do motor.
Por preço e relevância, vai competir com Mercedes-Benz AMG GT, Audi R8 (que ainda não tem a nova geração no Brasil) e, claro, Porsche 911. Todos partem de pouco mais de R$ 500 mil e batem, em suas versões mais caras, na casa mítica (e pesada) do R$ 1 milhão.
Para saber um pouco como o novo GT-R se comporta, veja a videorreportagem gravada por UOL Carros em junho, na Bélgica.
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