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Audi A4 perua chega ao Brasil em versão única por R$ 187.990

André Deliberato

Do UOL, em São Paulo (SP)

05/10/2016 09h00

Seis meses após desembarque do sedã, Audi estreia no Brasil a versão station wagon do A4, que mantém a nomenclatura da marca para peruas: A4 Avant. Mas diferentemente do carro lançado em abril, vendido em duas versões (Attraction e Ambiente), ela será oferecida apenas na configuração mais cara, a R$ 187.990.

Motor é o mesmo: 2.0 turbo de quatro cilindros com injeção direta de combustível e comando de válvulas variável, capaz de render 192 cavalos e até 32,63 kgfm de torque, a gasolina. Câmbio automatizado tem dupla embreagem e sete marchas.

Conjunto acelera de 0 a 100 km/h em 7,5 segundos e pode chegar a 238 km/h, de acordo com a Audi. Números de consumo indicam 11 km/litro na cidade e 14,3 km/l na estrada, segundo aferição do programa de etiquetagem veicular do Inmetro (para o sedã). Resultado: nota B na classificação geral; A na categoria.

Audi A4 Avant 2017 - Divulgação/Audi - Divulgação/Audi
Audi A4 Avant é nova opção de perua para o segmento médio de luxo
Imagem: Divulgação/Audi

Novo pacote

Novidades: além das mudanças visuais da nova geração, incluindo novos faróis (convencionais, sem os LEDs oferecidos no sedã), parachoques e lanternas, perua está até 120 kg mais leve graças ao uso de chapas de aço e alumínio mais leves. 

Pacote de série da versão Ambiente traz itens como o cockpit virtual (que estreou no TT; clique aqui para relembrar); sistema multimídia com navegador e projetor de smartphones via CarPlay ou AndroidAuto (por cabo USB); ar-condicionado com função automática (de apenas uma zona, porém); sensor de estacionamento traseiro; banco do motorista com ajustes elétricos; sensores de luz e de chuva; bancos de couro e rodas de liga leve aro 18, entre outros. O catálogo completo será disponibilizado pela Audi nos próximos dias no site oficial da marca.

Assim como praticamente todos os veículos do Grupo Volkswagen, porém, a tradicional lista de opcionais é extensa -- na A4 Avant, a soma dos equipamentos vendidos à parte pode chegar a R$ 48.300, o mesmo preço de um Fox 1.6, por exemplo, para não fugir da linha alemã. São eles:

+ Pintura metálica: R$ 2.000
+ Teto solar panorâmico: R$ 11 mil
+ Kit S-Line (adereços esportivos na carroceria): R$ 12.500
+ Pacote Assistance (sensores de colisão e câmera de ré): R$ 12.600
+ Pacote Tech (Som premium da grife Bang&Olufsen e head-up display): R$ 10.200

"Completaça", como o carro do álbum no topo desta página, custa R$ 236.290.

Como anda?

UOL Carros rodou cerca de 130 quilômetros com a A4 Avant nesta terça-feira (4). Importante destacar a acústica caprichada no interior da cabine: mesmo em velocidades mais altas, predomina o silêncio a bordo. 

Suspensões (agora independentes de cinco braços na frente e atrás -- antes eram quatro) garantem ótima estabilidade em curvas. Posição de dirigir baixa e formato anatômico do painel proporcionam agradável sensação.

Respostas do acelerador, porém, não empolgam. Câmbio é super rápido, mas o peso (1.460 kg) ainda joga contra. Mas é preciso se atentar à proposta: a linha A4 remete mais ao luxo e sofisticação do que à esportividade -- responsabilidade que cabe à família A5.

Por conta da conectividade com smartphones, finalmente entradas USB surgem em carros da Audi (são duas na A4). Central multimídia é excelente, bem como o sistema de áudio com vários alto-falantes.

Até o fim do ano, a marca promete oferecer como opcional o pacote de direção semiautônoma, que adiciona ao ACC (Adaptative Cruise Control, piloto automático adaptativo) sensores de movimento que se baseiam no carro à frente e podem pará-la e até fazer curvas sem intervenção do motorista.