Pneus já usam aplicativo para avisar motorista sobre hora da troca
Novos modelos da Pirelli permitem monitorar informações como desgaste, temperatura e pressão pelo celular
Em tempos de carros conectados, que podem ser monitorados e configurados via aplicativos de celular, até os pneus estão aderindo à tendência.
Veja o caso dos novos pneus Connesso P Zero e Connesso Sottozero, da Pirelli. Eles se diferenciam dos pneus convencionais por trazerem um sensor, que mede 10 cm de diâmetro, pesa 9 g e fica instalado na lateral, para que o usuário monitore informações como pressão, temperatura e até profundidade dos sulcos em tempo real.
O sensor conversa com um aplicativo de celular e também é capaz de alertar o usuário de que chegou a hora de substituir o jogo atual por desgaste. Outro recurso bacana: chamar por socorro em caso de furo ou estouro.
Além disso, a tecnologia encomenda um ou mais pneus para troca em caso de desgaste além do recomendado, e até agenda em uma oficina credenciada da marca a troca de compostos em situações, por exemplo, como a chegada das nevascas de inverno -- algo bastante comum na Europa e nos Estados Unidos.
Os novos pneus começam a ser vendidos nos EUA em meados deste ano. Os clientes poderão escolher a cor da faixa colorida no perfil, entre quatro opções principais. Haverá, ainda, uma paleta de 3 mil cores sob encomenda.
Tais faixas são as marcas registradas dos pneus Pirelli na Fórmula 1. Se nas corridas as cores servem para identificar o tipo de pneu utilizado, nesse caso trata-se apenas de um mimo estético.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.