Topo

Sem nova geração, Ford vai retocar Fiesta brasileiro no final do ano

Lançada no Brasil em 2011 na configuração hatch, atual geração do Fiesta terá vida útil esticada com retoques - Murilo Góes/UOL
Lançada no Brasil em 2011 na configuração hatch, atual geração do Fiesta terá vida útil esticada com retoques Imagem: Murilo Góes/UOL

Leonardo Felix

Do UOL, em São Paulo (SP)

17/03/2017 08h00

Apesar da regra "One Ford", modelo europeu fica caro para o Brasil...

Quem não tem cão caça com gato, já dizia o adágio popular. Traduzindo para o setor automotivo: quem não pode ter plataforma nova se vira nos 30 para esticar a vida da base que está por aqui.

Com a desculpa da crise, a nova geração do Fiesta já está descartada para o Brasil, conforme UOL Carros antecipou em janeiro, e o jeito será renovar o modelo atual, fabricado em São Bernardo do Campo (SP). A Citroën foi a primeira a adotar a tática no atual cenário: o C3 nacional se afastou oficialmente do C3 francês no final do último ano. 

Nem sempre é uma tática de sucesso: no passado recente, a Peugeot fez isso com o 207 brasileiro, que era um 206 refeito, e se deu mal em vendas, participação geral e conceito popular. A General Motors travestiu o velho Corsa 1 de Agile, desistindo de trazer o Corsa 4 europeu, e seu carro feito na Argentina não durou uma geração completa, morrendo logo após o primeiro facelift para dar lugar ao Onix.

Como fica

UOL Carros apurou que um facelift está sendo preparado para ser lançado no último trimestre do ano, mais provavelmente em outubro. O segredeiro Marlos Ney Vidal, do site Autos Segredos, já flagrou uma unidade em testes com camuflagem intermediária.

Previsto para ser lançado como ano-modelo 2018, o Fiesta retocado deve ganhar visual levemente inspirado na nova geração europeia e americana, a fim de parecer mais robustecido e, assim, se descolar do Ka. Equipamentos devem ser incrementados com luz diurna de LED e central multimídia Sync 3, que também estará no novo EcoSport e projeta celulares via Apple CarPlay e Android Auto.

Já o trem-de-força ficará igual: motor 1.6 Sigma 4-cilindros flex (125/128 cv com gasolina/etanol), acoplado a transmissão manual de cinco marchas ou automatizada de dupla embreagem e seis velocidades, além do 1.0 EcoBoost, 3-cilindros turbo só a gasolina (125 cv), gerenciado sempre por câmbio de dupla embreagem.

Lembrando que no Programa de Etiquetagem Veicular do Inmetro o Fiesta EcoBoost já aparece homologado em três versões, SE, SEL e Titanium, embora só a última seja de fato comercializada por enquanto. Ainda não há confirmação, mas nossa reportagem aposta em mais versões usando turbo.

Mande fotos por e-mail ou WhatsApp

Se você fotografar ou filmar um carro diferente e/ou camuflado, envie para UOL Carros, com seu nome completo, RG e/ou CPF, telefone, cidade de residência e local do flagra. A critério da Redação, elas podem ser publicadas, sempre com o devido crédito ao autor. Não há remuneração.

UOL Carros também usa o WhatsApp como forma de receber suas imagens: basta adicionar o número +55 11 9-9955-8532. Segue válida a forma anterior, pelo e-mail uolcarros@uol.com.br.