Lifan X60 CVT enfim chega ao Brasil em junho, já com data de validade
Atrasado, facelift deve ter só um ano e meio de vida no Brasil
Faz mais de um ano que o facelift de meia-vida do Lifan X60 está pronto. Tanto que foi em abril do ano passado que UOL Carros avaliou o modelo, cuja grande novidade é a adoção de transmissão automática do tipo CVT em uma de suas duas configurações.
Com promessa de ganhar as ruas logo depois do Salão de São Paulo de 2016, onde foi exposto, o SUV de cara e câmbio novos atrasou e chegou a suscitar suspeitas de que não viria ao Brasil.
Em nova visita à fábrica da marca chinesa em Chongqing (sudoeste da China), como preparação para a cobertura do Salão de Xangai, nossa reportagem obteve a confirmação de que o novo X60 será lançado, sim, no Brasil. Mas só em junho.
Desta vez parece que não haverá nova hesitação: a fabricante já está realizando homologação e adaptações de trem-de-força e suspensões. Até maio, reativará a produção de sua fábrica no Uruguai (onde o utilitário esportivo é montado em CKD), que estava parada devido à baixa demanda, para fazer o modelo, já como linha 2018.
"A retração do mercado brasileiro fez com que demorássemos mais do que prevíamos para liquidar o estoque", explicou Fang Yinqi, atual chefe de atividades da Lifan no Brasil.
O que ele terá
UOL Carros já apontou em álbum o que muda no X60. A Lifan aproveitou a visita para dar detalhes sobre o pacote de equipamentos preparado para nosso país.
Dianteira ganhou traços da escola japonesa, como faróis com luz diurna em LED, inspirado em modelos da Subaru, e grade similar à de veículos da Acura, submarca de luxo da Honda. Parte traseira recebeu atualizações nos traços do para-choque, enquanto retrovisores tiveram linhas redesenhadas e receberam luz de seta em LED.
Rodas bicolores de 17 polegadas; acabamento com couro sintético, costura vermelha e doses homeopáticas de revestimentos suaves ao toque; central multimídia de 8 polegadas com sistema operacional Android; comandos rearranjados do ar-condicionado; volante multifuncional; e cinto de três pontos em todas as posições são outras novidades que equiparão todas as versões. Configuração com câmbio CVT terá ainda rodas aro 18 e teto solar.
Motor será o mesmo 1.8 de quatro cilindros, 16 válvulas e comando variável de antes, movido só a gasolina, que rende 128 cv. Além da configuração CVT, será mantida a opção de transmissão manual de cinco marchas. Preços devem ficar entre R$ 65 mil e R$ 70 mil (o atual varia entre R$ 63.490 e R$ 67.490).
Vida curta
O curioso é que, se depender da Lifan, o facelift vai durar menos de um ano e meio nas lojas: a montadora não quer esperar tanto assim para levar ao país a segunda geração do X60, que será apresentada ao público chinês em julho deste ano.
"Queremos lançá-la no Brasil até o final de 2018", prevê Yinqi.
A marca também assegura que não teme afugentar potenciais compradores do X60 reestilizado ao pré-anunciar que ele terá uma aposentadoria rápida. "Temos clientes que já compraram mais de um X60, estão esperando a chegada da configuração CVT e certamente vão querer dar esse upgrade com a troca de geração", avaliou Luiz Augusto Zanini, diretor de marketing da fabricante no Brasil.
Demais promessas
Depois de congelar todos os planos em meio à crise e viver praticamente à base do X60 desde que chegou ao Brasil, a Lifan promete enfim diversificar a gama de SUVs oferecidos ao nosso mercado a partir do ano que vem.
O suvão X80, alternativa chinesa ao Toyota SW4, deve chegar no primeiro semestre do ano que vem, por volta de R$ 100 mil e trazendo motor 2.0 turbo de 183 cv acoplado a transmissão automática de seis marchas.
Entre 2018 e 2019 a marca espera finalmente iniciar a venda do pequenino hatch aventureiro X50 -- ou "mini-SUV", se seguirmos a linha do segmento criado pelo Honda WR-V --, já com facelift. Este é um carro que vem sendo alardeado pela montadora desde o Salão de São Paulo de 2014.
A ver se desta vez o cronograma será seguido sem percalços...
Viagem a convite da Lifan Motors
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