Conceito antecipa futuro mais bonito para o Mercedes Classe A; assista
Apresentado em Xangai, Classe A Sedan Concept mostra novos rumos da família alemã de compactos. E resultado agrada
Esqueça o excesso de músculos. A nova geração do Mercedes-Benz Classe A terá visual mais limpo e bem resolvido. Pelo menos é o que indica o conceito Classe A Sedan exibido no Salão de Xangai 2017. Se os modelos de produção da família seguirem tal linha estética -- derivada do AMG GT Sedan Concept, do Salão de Genebra --, podemos afirmar que os futuros compactos da marca alemã ficarão bem mais harmoniosos e bonitos.
A fabricante escolheu para exibir no salão chinês uma inédita configuração sedã, e não é difícil deduzir por quê: os três-volumes são modelos muito requisitados no país asiático, junto com os SUVs. Todavia, a plataforma desse carro, denominada MFA2, também gerará os sucessores de Classe A hatch, GLA (SUV) e Classe B (monovolume), além de um inédito cupê compacto (provavelmente um "GLA Coupé") e um conversível.
Isso significa que a apresentação de Xangai tem grande importância para o Brasil. O GLA é atualmente o segundo carro da marca mais comercializado em nosso mercado, sendo fabricado localmente em Iracemápolis (SP) junto com o Classe C. Quem sabe, com a troca de base, a montadora não decida expandir a linha local para acomodar especialmente a produção do sedãzinho, um ótimo concorrente para o Audi A3 Sedan.
Mas e o CLA, como fica nessa história? Seu futuro ainda é nebuloso. Embora fale-se que ele também está na lista de derivados do futuro Classe A MFA2, fica difícil imaginar o sentido de sua existência com a chegada de um sedã genuíno e mais funcional. Até porque, temos de convir, o CLA nunca fez o sucesso esperado pela Mercedes.
Pensando especificamente no Brasil, onde custa caro e vende pouco, faria mais sentido apostar em um três-volumes convencional e capaz de ser comercialmente competitivo.
Escultural
Venha com CLA ou não, o importante é que a nova geração da família Classe A tem tudo para arejar a atual "mesmice" visual dos carros da Mercedes. Linhas são bastante fluidas, com faróis afilados e grade aberta -- padrão batizado de "Panamericano" e criado pela divisão de desempenho AMG --, embora estreitada. Divisórias verticalizadas, ao estilo Maserati, dão aspecto arrojado e menos "tiozão" à peça.
Ainda lacrado por dentro, o conceito deixa antever somente alguns elementos exteriores, tais quais: para-choque frontal com enorme tomada de ar inferior; retrovisores bastante pequenos; topo com caimento fluido e munido de teto solar panorâmico; rodonas de liga leve aro 20; porta com abertura convencional; traseira mais "arrebitada" que a dos atuais sedãs da marca; lanternas bipartidas triangulares que bem poderiam ser de um BMW; e duas enormes saídas de escapamento.
Em comparação com o CLA, o Classe A Sedan Concept está 7 cm menor em comprimento (grande responsável por isso é o balanço dianteiro encurtado), 3 cm menor em altura e 9 cm maior em largura. Tais dimensões colaboram para tornar seus traços mais proporcionais, harmoniosos e esportivos. Coluna C levemente verticalizada e terceiro volume mais alto, seguindo ascendência da linha de cintura, são outras soluções que agradam.
Faróis ultravioleta
Outro destaque do protótipo está no conjunto óptico dianteiro.
Faróis contam com máscaras sensíveis aos raios ultravioleta, o que significa que a cor e a intensidade da iluminação mudam conforme a luz ambiente. Pode ser uma ótima notícia para quem anda à frente e não tem retrovisor antiofuscante, por exemplo. Na unidade exposta em Xangai, a cor predominante das peças era o roxo.
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