Van elétrica da Nissan pode até ser movida a água; pena que está longe
Com mãozinha brasileira, tecnologia promete mais de 600 km de autonomia, mas ainda é cara demais para o momento atual
A Nissan revelou na última semana um protótipo de van elétrica movido a célula de combustível que promete, futuramente, ser uma opção ainda mais interessante que os carros puramente elétricos (que são caros e têm como maior vilão a baixa autonomia de suas baterias).
Apresentação aconteceu em São Paulo (SP) e há uma justificativa para isso: apesar do "nascimento" no Japão, o estudo foi montado e desenvolvido no Brasil, exatamente pela ampla oferta de etanol que existe por aqui -- nosso país é um dos maiores produtores do combustível vegetal em todo o mundo. Assista à vídeo-reportagem no topo desta página e saiba mais como ele funciona.
SOFC
Resumidamente, a van e-Bio Fuel-Cell SOFC é um protótipo que se move pela eletricidade gerada por um tanque de etanol -- diferentemente de um carro híbrido, em que o combustível traciona as rodas. A base é a van e-NV200, 100% elétrica, produzida na Espanha e vendida em série em alguns mercados da Europa.
Como anda?
UOL Carros teve a oportunidade de dar umas voltinhas com o protótipo nos entornos do estádio Paulo Machado de Carvalho, o Pacaembú. A sensação é a mesma de se dirigir uma van, com volante mais deitado, bem ao "estilo Kombi", e posição da manopla de câmbio bem familiar.
Como todo carro elétrico, aceleração é instantânea e a rodagem, silenciosa. O câmbio adotado é uma caixa CVT, sem marchas, justamente para que não haja solavancos. Não ultrapassamos 40 km/h, mas a Nissan afirma que a velocidade máxima é de 140 km/h.
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