Novo SUV da Hyundai, Kona vai mudar nome em Portugal para não ser palavrão
Modelo nasce para alavancar vendas da marca em Europa e Estados Unidos, mas ainda está bem distante do Brasil
Não é só o Brasil: os principais mercados do mundo, incluindo os Estados Unidos (adoradores de modelos com fartas dimensões) estão se rendendo aos SUVs compactos -- que deveriam, mais corretamente, ser chamados de crossovers por aqui.
A Hyundai entendeu o recado, e preparou um novo concorrente global para Honda HR-V, Toyota C-HR e Ford EcoSport. Nada de Creta, veículo pensado para mercados emergentes, como Brasil, Índia e China. EUA e Europa vão receber o Kona.
Mas espera, que nome é esse? Em português de Portugal, "cona" é um apelido pejorativo usado para chamar a o órgão sexual feminino... Kona, com K, é uma ilha havaiana, e foi essa a homenagem pretendida pela Hyundai. Só que, devido à confusão das palavras parônimas, o Kona receberá outro nome de ilha havaiana: Kauai.
São tantas homenagens
Com o Kona, a marca quer se reaproximar do consumidor americano após sequência de queda nas vendas naquele país. E se os clientes locais pedem utilitários, a fabricante atacará com o Kona e com a picapinha Santa Cruz, usando a mesma base.
Já que falamos em "homenagem", o pequeno SUV faz muitas delas em seu visual, que segue padrão levemente similar àquele inaugurado pelo hatch médio i30 no ano passado e bebe muito dos carros franceses.
Conjunto óptico dianteiro em camadas, por exemplo, tem clara inspiração no Citroën C4 Cactus. Caimento do capô e grade remetem a carros da Subaru. Coluna C lembra Nissan Kicks e Toyota C-HR. Traseira mescla elementos de SUVs maiores da própria Hyundai, como o novo Tucson.
Destaque para as lanternas, também divididas em duas partes, com luzes de seta e ré posicionadas quase no para-choque e sendo "abraçada" pelo aplique na caixa das rodas traseiras. Aliás, é preciso dizer que os protetores plásticos aparecem de forma exagerada no Kona.
Modelo será lançado nos próximos meses na Coreia do Sul, onde ocorreu a apresentação mundial. Depois, deve invadir Europa (onde está Portugal. O que fazer com esse nome?) e América do Norte. Para o mercado americano o lançamento está previsto para o primeiro trimestre de 2018.
Por aqui, nada de Kona
E o Brasil? Suas chances são muito pequenas por aqui em curto prazo, pois o Creta já posicionou a marca no segmento a custos muito mais baixos -- enquanto o nosso suvinho usa base do penúltimo Elantra, o Kona nascerá da novíssima plataforma do Kia Niro --, e deve trazer consigo também uma picape derivada, que nada tem a ver com a Santa Cruz.
Para nosso país, a Hyundai teria que pesar muito bem a parte financeira. Portanto, é bem provável que não vejamos o Kona tão cedo.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.