Mercedes revela Classe X, primeira picape de uma marca de luxo da história
Em evento na África do Sul, empresa finalmente mostra seu utilitário
Após muita especulação e alguns conceitos, a Mercedes-Benz revelou nesta terça-feira (18) sua picape média Classe X, primeiro utilitário médio com caçamba da empresa e também de uma marca de luxo na história.
Apresentada na África do Sul, um dos principais mercados para este tipo de veículo, a picape chega ao Brasil no começo de 2019.
Para nosso país, ela será fabricada na Argentina. A base é conhecida: trata-se de um projeto conjunto entre Nissan, Renault e Mercedes-Benz, que já revelou ao mundo a nova Frontier (já lançada no Brasil) e também a Alaskan (que desembarca em terras brasileiras no ano que vem).
Premium
Para a Classe X no Brasil, o que valerá será a ideia de um "verdadeiro modelo de luxo", como insiste a Mercedes: ela deve partir de algo próximo a R$ 200 mil, com nomes como X 200 a X 350, seguinto a tradicional nomenclatura da marca.
Na Europa, a picape estreia este ano a partir de 37 mil euros (algo como R$ 135 mil limpos). Usará de motores a gasolina e a diesel de quatro cilindros -- de 166/163/190 cv e 24/40/46 kgfm -- e até um poderoso V6 (a diesel, de 258 cv e 56 kgfm), com versões manuais e automáticas.
Traduzindo para o nosso mercado: a versão "básica" da Classe X será o topo das "rivais" de Toyota, Chevrolet, Ford, Mitsubishi, Volkswagen etc.
Por isso será vendida não como veículo comercial, embora também seja um (terá capacidade de carga de 1,1 tonelada e reboque de até 3,5 toneladas), mas como carro de passeio de luxo com caçamba. Ou seja: embora tenha suporte da Mercedes Veículos Comerciais, será apresentada e comercializada pela Mercedes Automóveis.
Quem compra?
São alvo principal os empreendedores que querem um utilitário diferente e diferenciado o bastante para ser um cartão de visitas, mas também membros da agro-sociedade, que precisam ostentar ao mesmo tempo em que podem visitar a sede da fazenda.
Globalmente, a ideia da Mercedes é surfar a previsão que diz que picapes e similares terão aumento de 46% nas vendas até 2026.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.