VW Polo será lançado em 25 de setembro; veja cinco destaques do modelo
Apesar de notícias de que o lançamento do Polo estaria marcado para 1º de setembro -- dedução provocada por uma peça publicitária da Volkswagen intitulada "01.09" --, UOL Carros pode afirmar, com apuração do colunista Fernando Calmon, que o lançamento da sexta geração do hatch no Brasil ocorrerá em 25 de setembro.
Também conforme adiantado pela nossa reportagem, a chegada efetiva às concessionárias (e às ruas) se dará de maneira gradativa no último trimestre, entre outubro e novembro.
Na semana passada a fabricante realizou um evento para que jornalistas pudessem experimentar, ainda com camuflagem, a configuração de topo do dois-volumes, dotada de motor 1.0 turbo (128 cv e 20,4 kgfm) e câmbio automático de seis marchas.
Com todas as informações já coletadas a respeito, já é possível montar boa parte do quebra-cabeças sobre o que vem por aí. Confira abaixo cinco pontos de destaque.
1. Estilo e acabamento
Se o visual não empolga tanto nas imagens de fotografias e vídeos -- afinal, as soluções estéticas são muito similares àquilo que a marca já adota em outros modelos da marca, incluindo o nosso Gol --, de perto podemos dizer que o Polo impõe respeito.
Com 4,05 metros de comprimento, 1,78 m de largura e 1,45 m de altura -- dimensões do modelo europeu, mas que devem ser mantidas no brasileiro, exceção ao acréscimo de 2 cm na altura --, o Polo 6 é baixo e "parrudo", o que deve agradar quem gosta de um veículo com pegada esportiva, mas não pode pagar uma fatura de seis dígitos por um.
Sim, nós sabemos o que você pensou: a malha asfáltica brasileira não é muito convidativa a carros muito baixos, não é mesmo? Para dirimir isso a engenharia local elevou as suspensões do Polo brasileiro em 2 cm na comparação com o europeu. Agora é ver, na prática, como será o padrão de conforto e absorções de impacto.
Por dentro, padrão de acabamento será similar ao do Polo 6 europeu, com predominância de plástico duro (embora muito bem arranjado) e elementos do painel todos voltados ao motorista (uma das soluções mais legais do modelo).
2. Versões e pacotes
Quando conhecemos a plataforma do modelo, denominada MQB A0, constatamos ali vários equipamentos que estarão presentes em duas versões: a intermediária Comfortline e a de topo Highline.
A primeira será equipada com itens como: faróis dotados de dois canhões halógenos (portanto sem LED); rodas de liga leve aro 15; quatro airbags (frontais e laterais); direção elétrica progressiva; volante com regulagem de altura e profundidade; controle de tração com correção de giro das rodas internas em curvas a partir de 70 km/h; repetidores de luzes de seta nos retrovisores externos; freios traseiros a tambor; ar-condicionado digital; e conectividade básica.
Já a Highline trará LEDs, rodas aro 16, controle de estabilidade, assistente de partida em rampas, sensores de luminosidade e chuva, central multimídia com tela tátil de 8 polegadas e projeção de celulares (Apple ou Android), freios a disco nas quatro rodas, indicador de pressão baixa dos pneus e bancos revestidos em tecido com regulagem manual de altura para o motorista.
3. O que será opcional
Lista de opcionais incluirá revestimento dos bancos em couro, "rodonas" de liga leve aro 17 e quadro de instrumentos 100% digital, em tela de 10,3 polegadas, integrado ao sistema de entretenimento no centro do painel por cabos de fibra óptica.
Ainda não está confirmado, mas é bem provável que o pacote de assistências à condução com auxílio à frenagem de emergência, detector de fadiga e frenagem automática pós-colisão seja oferecido também à parte.
4. Motorização e desempenho
Por enquanto a Volkswagen só confirmou a presença do propulsor 1.0 3-cilindros TSI (turboflex de injeção direta que já equipa Golf e up!) nas versões de topo do Polo 6, numa inédita calibração que alcança 128 cv de potência e 20,4 kgfm de torque. A ele estará acoplada a já conhecida caixa automática com conversor de torque de seis velocidades da Volks.
Quem andou na unidade camuflada disponibilizada pela Volkswagen em circuito fechado pôde constatar que, com esse trem-de-força, o carro está muito bem acertado. Será dor de cabeça na certa para a concorrência.
Mas claro que esta não será a única configuração. Fontes da fabricante já confirmaram a UOL Carros que as versões intermediárias utilizarão o propulsor 1.6 MSI do Fox, um 4-cilindros naturalmente aspirado bicombustível de 120 cv e 16,8 kgfm (etanol).
Já o Polo "de entrada" deve utilizar o propulsor MPI 3-cilindros aspirado flexível de 1 litro de up!, Fox e Gol, que rende 82 cv e 10,4 kgfm quando abastecido com o combustível de origem vegetal.
5. Preço
O Polo 6 brasileiro dificilmente será posicionado abaixo de R$ 50 mil, mesmo na versão mais básica. A ideia é não canibalizar com Fox, Gol e up!, os atuais dois modelos de entrada da marca. "Completaço", o hatch certamente passará de R$ 90 mil, flertando "perigosamente" com a faixa de R$ 100 mil.
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