Nova gasolina da Shell promete limpar 80% do motor com apenas um tanque
A qualidade do combustível é um dos itens que mais influencia no consumo e no desempenho de um automóvel, especialmente nos modelos mais recentes, que têm motores que seguem a receita do "downsizing" -- que trabalham mais próximos do "limite", com menor folga entre componentes internos e, em muitos casos, maior taxa de compressão. Isso os submetem a temperaturas maiores e maior formação de resíduos, fatos que exigem lubrificação mais eficiente.
De olho nisso, a Shell lançou nesta quinta-feira (5) no Brasil a nova geração da gasolina aditivada V-Power Nitro+, agora rebatizada e chamada simplesmente de V-Power. A novidade terá divulgação na TV, redes sociais e na rede de 6.000 postos da marca britânica a partir do próximo dia 16 de outubro.
De acordo com a Raízen, companhia licenciada da empresa em nosso país, esta nova gasolina permite remover até 80% da sujeira formada nos bicos injetores após o primeiro abastecimento. Além disso, a fabricante disse que a nova formulação traz 40% mais moléculas de limpeza e maior capacidade de redução no atrito das partes internas -- essa combinação resulta em melhor resposta nas acelerações, deixando o carro mais "esperto", e menor consumo de combustível.
As melhorias também foram aplicadas à V-Power Racing, a gasolina de alta octanagem da Shell criada para modelos mais esportivos.
Faltou divulgar consumo...
Chamada de Dynaflex, a nova tecnologia é a mesma utilizada pela Ferrari na F1. Com ela, a scuderia conseguiu desde 2014 um ganho de 23% na performance, além da redução em meio segundo no tempo de volta com os carros pilotados por Sebastian Vettel e Kimi Raikkonen -- a Raízen, porém, não divulga estimativa de ganhos em aceleração e consumo para os carros produzidos por aqui.
"Não divulgamos os números porque eles variam bastante e dependem de muitos aspectos, como o modelo do veículo, estilo de condução e condições da via e da topografia. Mas podemos garantir que essa nova formulação melhora a experiência do motorista, ajudando a reduzir não só o consumo, mas também as emissões de poluentes, além de proteger componentes do motor, elevando a vida útil e diminuindo custos de manutenção", garante Eduardo Wantuil, diretor de marketing da Raízen.
Os avanços revelados nesta quinta são resultado de cinco anos de pesquisa e foram pensados para atender também motores flex e movidos com a gasolina brasileira, que tem até 27% de etanol em sua composição -- contra apenas 5% na Europa. Segundo Gilberto Pose, coordenador de combustíveis da Raízen, três modelos de automóvel brasileiros com motor bicombustível foram enviados à Alemanha para ser avaliados com a nova V-Power.
Como funciona
A V-Power 2017 conta com detergentes para remover os resíduos internos resultantes da queima do combustível e do óleo lubrificante, principalmente junto às válvulas e aos bicos injetores, além de um dispersante para quebrar as moléculas da sujeira removida, que é finalmente eliminada na câmara de combustão. Para completar, há uma nova formulação de componente redutor de atritos.
"Os motores atuais são muito mais sujeitos a altas temperaturas e pressões, com folgas menores. Nosso redutor de atrito se incorpora magneticamente à parede dos cilindros desde a primeira partida do motor e funciona durante todos os ciclos da combustão. Além disso, ela é uma gasolina estável, que pode durar até 18 meses se armazenada adequadamente, contra seis meses da gasolina comum", completa o executivo.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.