Terceiro carro mais vendido do Brasil, Ford Ka zera nota em novo crash test
Em nova rodada de testes de impacto realizada pelo Latin NCAP, órgão de segurança viária responsável por avaliar veículos comercializados na América Latina, incluindo o Brasil, o Ford Ka, terceiro carro mais vendido do país, recebeu nota zero na proteção para adultos e três na proteção para crianças.
Em avaliação anterior, realizada em 2015 pela mesma entidade, o hatch da Ford teve resultado melhor, com quatro estrelas para adultos e as mesmas três para crianças.
A explicação para o rebaixamento na nota está relacionada aos critérios mais rigorosos adotados nos testes do Latin NCAP desde 2016, quando incluiu na programação avaliação de impacto lateral, colidindo o veículo contra uma barreira para simular uma batida de forma lateral contra outro carro e também passou a avaliar a eficiência dos controles de tração e estabilidade, quando disponíveis.
Lateral frágil
O Ka zerou a nota para adultos justamente no impacto lateral, segundo o órgão, por "mostrar altos níveis de lesões no peito do ocupante adulto, penetração profunda do pilar B no habitáculo e abertura da porta". A entidade afirma que o modelo não dispõe de dispositivos para absorção da energia na estrutura nem no painel das portas, o que explicaria o mau desempenho. Com isso, o veículo seria reprovado segundo a norma UN95 das Nações Unidas.
Quanto à proteção para crianças, a avaliação foi considerada "aceitável", mas nem o sistema Isofix do carro escapou das críticas: o Latin NCAP afirma que a sinalização dos ganchos é "deficiente". Além disso, o compacto também perdeu pontos por não permitir o desligamento do airbag frontal do passageiro para a instalação de cadeirinha no banco da frente, voltada para trás.
O modelo foi testado em sua versão básica, que traz os dois airbags frontais obrigatórios, mas não conta com controles de tração e estabilidade, disponíveis exclusivamente nas versões mais caras. O resultado também e válido para o Figo/Aspire comercializado no México, Costa Rica, El Salvador, Guatemala, Honduras, Nicarágua e Panamá -- por isso o nome Figo no vídeo divulgado pelo Latin NCAP.
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