VW Virtus será lançado em 21 de janeiro; veja como será versão de topo
Sedã derivado do Polo deve custar entre R$ 60 mil e R$ 80 mil
A Volkswagen fez enorme alarde para revelar os traços do Virtus, sedã derivado do Polo, na última quinta-feira (16). Entretanto, ainda tenta guardar segredo em relação a diversos dados do modelo. O que a fabricante não contava é que UOL Carros já conseguiu apurar boa parte das informações.
Uma delas é a data de lançamento. Nossa reportagem pode afirmar que a marca já reservou 21 de janeiro de 2018 para tal. Trata-se de um domingo, dia pouco utilizado pela indústria automotiva para isso, mas vale lembrar que a própria Volks fez o mesmo em 2008 quando lançou a atual geração do Gol: uma apresentação prévia num domingo à noite, 29 de junho daquele ano, com divulgação de preços e versões na segunda-feira seguinte pela manhã.
Veja mais
+ Especial: como é feito um carro no Brasil
+ Quer negociar hatches, sedãs e SUVs? Use a Tabela Fipe
+ Inscreva-se no canal de UOL Carros no Youtube
+ Instagram de UOL Carros
+ Siga UOL Carros no Twitter
Produção já foi iniciada em São Bernardo do Campo (SP), e concessionárias devem começar a ser abastecidas entre o fim de janeiro e princípio de fevereiro. Há empenho em não atrasar o cronograma de um veículo no qual a fabricante deposita fortes expectativas de venda -- talvez até mais que em relação ao Polo.
Também apuramos que o Virtus terá só duas opções de trens-de-força, dispensando o 1.0 MPI (3-cilindros aspirado flex) usado pelo Polo. Por ser um carro de entre-eixos maior e, consequentemente, mais pesado, ficará apenas com as opções 1.6 MSI -- 4-cilindros aspirado de 110/117 cv e 15,8/16,5 kgfm (gasolina/etanol) --, gerenciado por câmbio manual de cinco marchas, e 1.0 TSI -- 3-cilindros turboflex de injeção direta; 115/128 cv e 20,4 kgfm --, este último acoplado sempre a transmissão automática de seis velocidades.
UOL Carros também aposta que os preços devem ficar cerca de R$ 5 mil mais caros que os do Polo nas versões equivalentes de acabamento, o que significa faixa inicial de R$ 60 mil para a versão 1.6 MSI manual e teto próximo a R$ 80 mil na configuração de topo 1.0 200 TSI Highline automática dotada de todos os opcionais.
Foram justamente unidades da versão Highline que a Volkswagen exibiu a jornalistas de toda a América Latina na avant-première realizada em São Paulo na semana passada. Você pode conferir todos os detalhes de como ela será em nosso álbum exclusivo.
Dimensões são generosas para o segmento: 4,41 m de comprimento (42,5 cm a mais que o hatch) e 2,65 m de entre-eixos (ganho de 8,5 cm em relação ao irmão de plataforma, alcançando o patamar do atual Jetta), sendo 1,75 m de largura e 1,47 m de altura.
Lista de equipamentos será muito similar à do Polo, incluindo carroceria reforçada por aços de ultra alta resistência, quatro airbags, controle de estabilidade, assistentes de frenagem e sistemas de conectividade. Sua maior diferença estará na utilização de um manual digital e cognitivo, gerenciado por meio de aplicativo no celular.
Segundo a Volks, o app terá capacidade de interagir o motorista a partir de comandos de voz -- compreendendo até falas coloquiais --, mensagens de texto ou captação de imagens. A partir disso, sanará dúvidas rápidas e apontará as melhores soluções para eventuais problemas. Mais do que isso, a ferramenta armazenará dados aprendidos acada interação e ficará mais inteligente e intuitiva no uso.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.