Anda de Uber? Logo você poderá rodar no conforto de um Volvo XC90 autônomo
A Volvo Cars divulgou nesta terça-feira (21) que assinou um acordo com a Uber, empresa norte-americana de compartilhamento de viagens, para fornecer milhares de veículos que possuem tecnologia de condução semi-autônoma a algumas regiões dos Estados Unidos. As entregas vão acontecer entre 2019 e 2021.
A princípio, a parceria será limitada a clientes da Uber nos EUA, mas nada impede que se estenda para outros mercados, como o Brasil.
"Nosso objetivo é ser o fornecedor de veículos com direção autônoma para provedores globais de serviços de compartilhamento de viagens. Este acordo com o Uber é um exemplo primordial dessa estratégia", garante Håkan Samuelsson, CEO mundial da Volvo, deixando no ar a possibilidade de o serviço ser oferecido por aqui.
De acordo com a fabricante sueca, o novo acordo valoriza a parceria entre Volvo e Uber, anunciada em agosto de 2016, e sinaliza "mais um capítulo na convergência das fabricantes de automóveis e empresas de tecnologia do Vale do Silício".
Veja mais
+ Por dentro do Volvo XC60: luxo sem arrogância
+ Especial: como é feito um carro no Brasil
+ Quer negociar hatches, sedãs e SUVs? Use a Tabela Fipe
+ Inscreva-se no canal de UOL Carros no Youtube
+ Instagram de UOL Carros
+ Siga UOL Carros no Twitter
SUV de luxo
O modelo utilizado para tal fim é o SUV XC90, que teve sua nova geração totalmente desenvolvida do zero sobre a nova plataforma modular da marca (chamada SPA, de Scalable Platform Architecture), que também é usada por outros modelos da "série 90" (S90, V90 etc.) e pelo recém-lançado XC60.
Segundo a marca, engenheiros trabalharam em estreita colaboração com a Uber para desenvolver o carro desta parceria. Ele incorpora todas as tecnologias de segurança de um XC90 comum e também núcleo autônomo de condução necessário. "Estamos entusiasmados para expandir nossa parceria com a Volvo", comemora Jeff Miller, chefe de Alianças Automotivas da Uber. "Este novo acordo nos coloca no caminho para a produção em massa de veículos autônomos", completa o executivo da empresa de compartilhamento de viagens.
Ao mesmo tempo em que atende à Uber com carros com direção semi-autônoma, a Volvo ainda usará o veículo como base para o desenvolvimento de sua própria estratégia independente de carros autônomos -- a empresa prevê o lançamento de seu primeiro modelo totalmente dotado dessa tecnologia, capaz de andar sozinho e sem intervenção do motorista, em 2021.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.