Quem traz Lamborghini Urus ao Brasil primeiro? Preço bate nos R$ 2 milhões
UOL Carros mostra quais empresas querem trazer SUV esportivo e quando ele chega
Foram cinco anos para o Lamborghini Urus deixar de ser apenas um SUV-Cupê-Conceito -- UOL Carros viu sua primeira aparição no Salão de Pequim 2012 -- e se converter num veículo real e, de quebra, no utilitário esportivo mais aguardado do momento em todo o mundo. Agora, teremos mais alguns meses de incertezas até que uma outra "batalha" seja definida: quem vai trazer a primeira unidade ao Brasil? E por quanto?
Infelizmente, só quem tiver a conta bancária recheada com cifras de sete dígitos vai poder acompanhar o resultado de perto -- cerca de R$ 2 milhões são necessários, considerando apenas o custo necessário para comprar o modelo, desconsiderando IPVA, licenciamento e despesas similares.
Vamos recapitular: o Urus de produção foi apresentado no final do ano passado com a missão de entregar até 7 mil unidades ao ano -- o bastante para dobrar as vendas globais da Lamborghini. Preços oficiais foram definidos para os principais mercados da marca: 168,8 mil euros na Itália, país de origem da marca (R$ 640 mil); 171,4 mil euros na Europa Ocidental (cerca de R$ 660 mil em conversão direta); 151.500 libras no Reino Unido (R$ 690 mil); US$ 200 mil nos Estados Unidos (R$ 650 mil); 25.740.000 de ienes no Japão (R$ 785 mil); e 3.130.000 de Renminbi na China (R$ 1.600.500 -- valor que é bem próximo da nossa realidade, em termos de valor de compra das moedas).
Nada de valores oficiais para o Brasil -- o país não é nem de perto um dos mercados mais interessantes para a Lamborghini.
Mas o SUV será vendido aqui.
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Quem larga primeiro?
Uma coisa é certa: o Urus vai chegar ao Brasil nos próximos meses, já com destino certo. Via Italia, representante oficial da Lamborghini no país, e DPR Trading, empresa independente de exportação/importação com sede em Miami (EUA), garantiram ter recebido encomendas. Preço e data são nebulosos.
Daniel Reis, proprietário da DPR Trading, afirmou à reportagem ter recebido duas encomendas do super-SUV, ambas com sinal pago de US$ 10 mil (cerca de R$ 32,5 mil atuais). Segundo o empresário, esses primeiros exemplares serão entregues no começo de... 2019. O preço final para os compradores deve ser de aproximadamente R$ 1,6 milhão. Se a demanda não se ampliar...
"Temos duas encomendas confirmadas, mas o número de clientes interessados que nos procuraram tem sido grande. O carro será vendido sem dúvidas com ágio", afirmou Reis, que trará unidades destinadas ao mercado norte-americano. Nos EUA, o Urus deve começar a ser entregue a partir do segundo semestre.
Custa mais, chega antes
"Ainda aguardamos a definição da fábrica para poder entrar com o pedido", é a resposta oficial da Via Italia, que representa os direitos de venda da Lamborghini (mas também da Ferrari) aqui no Brasil. Por ter relacionamento direto com a fabricante, a empresa também conseguirá entregar suas unidades com maior velocidade: os primeiros carros chegam no segundo semestre.
Assim, a empresa diz que já tem unidades encomendadas e, além disso, permite a escolha de diferentes personalizações do Urus. Os primeiros interessados são compradores que já têm algum Lamborghini na garagem, mas a Via Italia não revela quantos carros virão, nem para quais Estados ou cidades serão enviados.
"Sim, já recebemos encomendas priorizando os clientes da marca e já estamos com um número considerável de unidades. Informação de sinal e valores não são divulgados", aponta o comunicado da empresa recebido por UOL Carros.
Como visto, o preço também é mantido em sigilo, mas recebemos a informação de que o patamar será mais alto do que aquele orçado pela DPR: espere algo em torno dos R$ 2 milhões. Esse valor inclui o pacote que pode ter rodas exclusivas, revestimento diferenciado e apliques de fibra de carbono.
Como é o Urus
Urus é um nome que remete a uma raça de touros europeus com chifres bem longos, uma alusão ao porte avantajado e ao visual impressionante do SUV. As credenciais são de cair o queixo: máxima de 306 km/h, 0 a 100 km/h em 3,6 segundos (que o classifica, segundo a Lamborghini, como o "SUV mais rápido do mundo", alguns milésimos à frente do Jeep Grand Cherokee Trackhawk), cämbio automático de oito marchas tudo ligado a um motor que nem é tão enorme.
Trata-se de um V8 de 4 litros capaz de gerar 659 cavalos de potência e 86,7 kgfm de torque -- flertando com os dados de dinamômetro do Aventador.
Rodas aro 23 e freios de carbono-cerâmica de 440 e 370 mm, respectivamente nas rodas dianteiras e traseiras, também são classificados pela marca como as peças de maior diâmetro já usadas num carro de produção. Há ainda tração integral (com distribuição padronizada de 40:60 e picos de até 70% para o eixo dianteiro ou 87% ao traseiro), suspensões com barras estabilizadoras dinâmicas, amortecedores pneumáticos e rodas traseiras esterçantes para manobras.
O Urus utiliza a plataforma modular MLB (voltadas a veículos de motor longitudinal) do grupo Volkswagen, compartilhada com "suvaços" do calibre dos novo Porsche Cayenne, Audi Q7 Bentley Bentayga. Sem parecer exageradamente estranho como BMW X6 e Mercedes-Benz GLE Coupé, será rival destes, mas seu similar mais próximo em termos de design e também de rivalidade será o ainda vindouro Audi Q8.
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