Sem versão Cross, Etios ganha ESP e outro tapa no visual na linha 2019
Fim da versão "off-road" abre caminho para Yaris aventureiro
Estamos em março, mas a Toyota apresentou nesta sexta-feira (9) a linha 2019 do Etios -- com novidades em termos de segurança, design e conteúdo.
A principal novidade é a inclusão de controles de tração, de estabilidade (ESP) e assistente de partida em rampas em todas as versões, com exceção da recém-criada X-STD, voltada apenas para vendas diretas. Dessa forma, a gama de versões do Etios agora é formada pelas versões X, X-Plus (substituindo a antiga XS), XLS e Platinum.
A notícia mais importante, porém, é o fim do Etios Cross, fato que abre caminho para uma versão aventureira do Yaris -- futuro compacto premium da marca que começa a ser produzido no Brasil em junho e chega ao mercado no segundo semestre deste ano.
Veja preços e equipamentos do novo Etios:
+ Etios X-STD M/T: R$ 47.270 (hatch); R$ 52.110 (sedã)
Motor: 1.3 16V, de 88/98 cv (a 5.600 rpm) e 12,5/13,1 kgfm (a 4.000 rpm) com gasolina/etanol (hatch); 1.5 de 102/107 cv (a 5.600 rpm) e 14,3/14,7 kgfm (a 3.100 rpm) com gasolina/etanol (sedã).
Câmbio: manual de seis marchas.
Itens de série: ar-condicionado; direção eletro-assistida progressivamente; chave com comando de abertura e fechamento das portas; para-sol com espelho de cortesia para motorista e passageiro; alarme de portas abertas, chave na ignição e cinto de segurança desafivelado; vidros dianteiros e traseiros elétricos, sistema Isofix para fixação de cadeirinhas infantis e abertura interna do porta-malas (este último apenas no sedã).
+ Etios X: R$ 48.400 (M/T) e R$ 53.440 (A/T) para o hatch; R$ 53.240 (M/T) e R$ 58.270 (A/T) do sedã
Motor: 1.3 de 88/98 cv e 12,5/13,1 kgfm (hatch); 1.5 de 102/107 cv e 14,3/14,7 kgfm (sedã)
Câmbio: manual de seis marchas ou automático de quatro velocidades.
Itens de série: mesmos equipamentos da versão X-STD mais controles de estabilidade e de tração, assistente de partida em rampas, faróis com máscara negra, lanternas fumê e grade frontal com moldura preta.
+ Etios X-Plus: R$ 54.920 (M/T) e R$ 59.960 (A/T) para o hatch; R$ 57.770 (M/T) e R$ 62.820 (A/T) no sedã
Motor: sempre o 1.5 de 102/107 cv e 14,3/14,7 kgfm.
Câmbio: manual de seis marchas ou automático de quatro velocidades.
Itens de série: mesmos equipamentos da X, mais rádio com Bluetooth, entradas auxiliar, USB e sistema para leitura de arquivos em MP3; volante com comandos de som e computador de bordo; apliques cromados nas saídas de ar-condicionado e na base da manopla da alavanca da transmissão; abertura interna do porta-malas; bancos com revestimento bicolor; descansa-braços no banco do motorista (somente na versão automática); rodas de liga leve de 15 polegadas; luzes de setas nos retrovisores externos e piloto automático (apenas na versão automática).
+ Etios XLS: R$ 64.440 (hatch A/T) e R$ 67.320 (sedã A/T)
Motor: sempre o 1.5 de 102/107 cv e 14,3/14,7 kgfm.
Câmbio: automático de quatro marchas.
Itens de série: mesmos equipamentos da X-Plus com o acréscimo da tela touchscreen e espelhamento de smartphones; faróis de neblina; acabamento cromado na tampa do porta-malas e revestimento em couro sintético nos volantes e bancos.
+ Etios Platinum: R$ 67.690 (hatch A/T) e R$ 71.150 (sedã A/T)
Motor: sempre o 1.5 de 102/107 cv e 14,3/14,7 kgfm.
Câmbio: automático de quatro marchas.
Itens de série: mesmos equipamentos da XLS, mais grade frontal com detalhe cromado; manopla de câmbio revestida em couro; carpetes diferenciados; aerofólio (apenas no sedã); central multimídia com Bluetooth, TV digital, DVD e GPS; sensor de estacionamento e câmera de ré.
Veja mais
+ Veja como é o interior do novo Ford Ka
+ Quer negociar hatches, sedãs e SUVs? Use a Tabela Fipe
+ Inscreva-se no canal de UOL Carros no Youtube
+ Instagram oficial de UOL Carros
+ Siga UOL Carros no Twitter
Outra plástica
Após realizar uma significativa reestilização em 2016, a Toyota fez mudanças discretas desta vez, pintando a moldura da grade central de preto para combinar com as máscaras negras nos faróis -- mesmo acabamento aplicado nas lanternas.
O Etios foi lançado no Brasil em 2012 custando menos de R$ 30 mil, mas o design pouco atraente (principalmente do interior) não seduziu o cliente da época, acostumado com modelos como VW Gol, Fiat Palio e Chevrolet Onix, sem contar o então recém-chegado Hyundai HB20.
Diante disso, a Toyota fez mudanças significativas nos anos seguintes.
Em resumo, o projeto indiano ganhou painel de instrumentos digital no lugar dos mostradores de aparência pobre, acabamento interno mais refinado, mais itens de série e uma aguardada reestilização, como dito, em 2016. Todas as mudanças, aliadas ao lançamento de versões com câmbio automático, alavancaram as vendas do compacto.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.