Ford EcoSport de 3ª geração troca estilo SUV por de crossover; veja flagra
Protótipo sem estepe ainda usa "casca" do Fiesta europeu em teste na neve, nos EUA
A terceira geração do Ford EcoSport ainda está longe da data de lançamento, inclusive no Brasil, mas não significa que já não esteja em desenvolvimento.
O site americano "Autoblog" -- daí a presença da marca d'água nas fotos -- flagrou um estranho protótipo do novo Ford Fiesta -- aquele mesmo, da geração 7, que por enquanto segue distante das ruas brasileiras -- rodando sobre uma região com neve nos Estados Unidos.
Segundo o site, trata-se de um protótipo em estágio inicial de desenvolvimento do próximo EcoSport. UOL Carros tem bons motivos para acreditar que seja mesmo. Mas não se entusiasme muito, porque estamos falando de um projeto para lançamento não antes do segundo semestre de 2020.
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Novo estilo
Vamos aos indícios: o tal "Fiesta" fotografado possui carroceria esticada -- repare no remendo feito logo após a coluna C, que inclusive gera um desnível no teto --, bitolas alargadas -- a ponto de demandar abas extensoras às caixas de rodas --, suspensões consideravelmente elevadas e pneus de perfil bem mais alto.
Observe, ainda, as chapas improvisadas a fim de deixar os para-choques mais proeminentes. São soluções muito similares àquelas adotadas por engenheiros da Nissan quando usaram um Versa Note de mula para para os primeiros testes do Kicks.
O que essas imagens nos indicam? Prioritariamente, que a Ford deixará o EcoSport mais alongado e mais espaçoso. A atual geração do SUV compacto possui comprimento e entre-eixos bastante similares às medidas equivalentes do Fiesta 7. São justamente essas as dimensões de hatch que deixam o modelo atual aquém da concorrência e precisam ser atualizadas. Na mudança, o modelo ainda pode se valer de características mais dinâmicas da nova plataforma, que novamente apontam a uma carroceria mais longilínea, menos quadrada. Mais crossover, que SUV, em busca de espaço e conforto ausentes.
UOL Carros aposta que a fabricante alcançará pelo menos 4,30 metros de comprimento (contra 4,02 m do EcoSport vendido hoje, sem contar o estepe externo), 2,60 metros de entre-eixos e 450 litros de volume do porta-malas. Largura deve ser mantida próxima dos atuais 1,76 metro, talvez sendo ampliada em poucos centímetros, assim como a altura de 1,65 metro.
Tais modificações permitirão que o EcoSport enfim esteja pareado a concorrentes como Honda HR-V, Nissan Kicks e afins. E -- surpresa! -- abrirão caminho para que a configuração brasileira finalmente se livre do controverso estepe pendurado à tampa do porta-malas, sem comprometer o espaço para bagagem.
Carro global cabe no orçamento?
Usar a carroceria do novo Fiesta não deve ter sido uma escolha à toa: é bem provável que o EcoSport 3 utilize a mesma plataforma do hatch de sétima geração (as duas primeiras gerações do SUV também foram derivadas do mesmo modelo). Mas isso traz um problema:
Claro, o EcoSport já se tornou um projeto global e precisa abranger diferentes exigências de mercados como EUA, Europa e Ásia, além do Brasil.
Só que a base nova tem também custos altos que, num momento, a Ford não topou investir -- tanto que temos um Fiesta atualizado pela segunda vez, não uma nova geração.
Será essa a deixa para que a Ford do Brasil se mova? Apostamos que sim, já que o EcoSport é o carro-chefe da marca aqui no país. Resta esperar alguns anos para termos a resposta.
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