Quarta geração do modelo ficou moderna, mas perdeu personalidade
A Ford revelou nesta terça-feira (10) a quarta e nova geração do Focus, modelo lançado mundialmente em 1998 e sempre tratado como carro global. Mas a novidade agora chega primeiro à China, como indicam inclusive as placas da unidade de divulgação do modelo, e depois à Europa (região no qual o modelo já vendeu mais de 7 milhões de unidades nestes 20 anos), ainda este ano. Só depois, em 2019, ao mercado norte-americano. Quanto Ao Brasil? Por aqui, sua chegada é incerta.
O design genérico assusta quem estava acostumado a ver um carro de personalidade forte e esportiva -- até mesmo na versão ST, mais ligada ao aspecto esportivo. De alguns ângulos ele lembra um Tesla Model S, mas de outros sua semelhança ao Ka também é grande.
A traseira perdeu o charme das lanternas pequenas da configuração hatch (que se limitavam ao canto da carroceria e não invadiam a tampa do porta-malas), que lembravam as de modelos da Volvo, e agora tem um desenho mais simples. Grades e para-choques dianteiros são diferentes em cada configuração.
O novo Focus mantém três carrocerias (sedã, perua e hatch) e vai inaugurar ainda uma inédita configuração aventureira, chamada Active. Acompanham-na as versões Titanium ("normais"), ST (esportiva) e Vignale (de luxo).
A Ford afirma que esta nova geração é "a mais inovadora, espaçosa, conectada e divertida de se dirigir" entre todas já criadas.
Motores Ecoboost e Sync 3
Linha de motores na China vai incluir os modernos 1.0 e 1.5 Ecoboost (turbo) a gasolina, somente. Na Europa, o modelo ganha também opção 2.0 a diesel, chamada EcoBlue. Ele pode ser equipado com câmbio manual ou automático de oito marchas (com conversor de torque, mesmo, no lugar da aposentada PowerShift, automatizada de dupla embreagem).
Por dentro o carro recebe elementos que já são vistos em outros modelos da marca -- repare, nas fotos do álbum, na roldana de câmbio (botão giratório central), que vem do Fusion; e na tela sobre o painel do novo EcoSport.
Modelo adota a central multimídia Sync 3 (a tela tem oito polegadas) e nas versões mais caras vai trazer freio de estacionamento eletrônico, head-up display (projetor que exibe no para-brisa as principais informações de condução ao motorista), carregador de celular por indução e roteador de sinal de internet por wi-fi (sem fio).
Para completar, o carro ainda vai oferecer assistência de permanência em faixas, controle de cruzeiro adaptativo (piloto automático inteligente, conhecido como ACC), sistema leitor de placas de sinalização, farol alto inteligente e a versão atualizada do assistente de estacionamento.
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