Lexus UX, "primo" rico do Toyota CH-R, chega ao Brasil em 2019
SUV compacto de luxo é possível astro da marca para o Salão de São Paulo, em novembro
A Toyota ainda quebra a cabeça para entrar no concorrido segmento de SUVs compactos. Alternativa mais lógica, o CH-R chegou a ser testado no Brasil, mas foi descartado pelo alto preço -- estima-se que o modelo custaria mais de R$ 100 mil. Diante disso, a montadora prepara uma alternativa local e mais acessível para ingressar na categoria antes que seja tarde demais.
Este impasse, porém, não se repetirá com a Lexus. A divisão de luxo da marca japonesa já está pronta para lançar o UX. O "primo" do CH-R (com o qual compartilha plataforma e vários componentes) chegará ao país em 2019, confirmando informação dada por UOL Carros em setembro do ano passado.
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A importação do modelo foi anunciada na última terça-feira (9) por Miguel Fonseca, vice-presidente executivo da Toyota e da Lexus, durante lançamento do sedã LS 500h. "O UX chega no ano que vem. Estamos avaliando se vamos exibi-lo no Salão do Automóvel de São Paulo, em novembro", limitou-se a dizer o executivo.
Fonseca adiantou que o SUV compacto começa a ser vendido na Europa em setembro e, nas semanas seguintes, estreia nos EUA. Os preços ainda não foram anunciados.
CH-R de luxo?
O UX será construído sobre uma variação da plataforma modular TNGA da Toyota, a mesma utilizada no CH-R, no Prius, no novo Camry e na próxima geração do Corolla -- que será revelado no ano que vem com pelo menos uma versão híbrida.
No caso da Lexus, essa base estrutural é projetada para receber tecnologia híbrida, já presente no cupê LC e no sedã LS -- este último recém-lançado no Brasil por R$ 760 mil apenas na versão híbrida LS 500h.
A versão de produção do UX foi apresentada em março no Salão de Genebra (Suíça), com opções de motor 2.0 híbrido de 178 cv e tração inntegral e 2.0 aspirado a gasolina de 170 cv, com tração dianteira - este último com a inédita transmissão "DSG-CVT", que traz engrenagens para tracionar as rodas no momento da arrancada para acabar com a sensação de lentidão das caixas CVT convencionais.
Com faróis full-led e silhueta de cupê, o SUV compacto da Lexus mede 4,45 m de comprimento, 2,64 m de entre-eixos e 1,84 m de altura. Distância entre-eixos, suspensões e outros componentes são os mesmos do Toyota CH-R.
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