Conceitos de Pequim mostram: carro chinês já é capaz de fazer sonhar
Protótipos exibidos por marcas locais no salão ousam com tecnologia e conectividade. E querem conquistar os EUA
Mais de um bilhão de chineses também sonham. Com carros, claro. Os fabricantes locais tentam dar forma a esses sonhos fazendo conceitos para brilhar no Salão de Pequim 2018. Marcas praticamente desconhecidas no mundo ocidental exibem protótipos que mexem com a imaginação dos visitantes.
Na maioria dos casos são apenas estudos isolados, sem muita chance de que um dia cheguem à produção, mas quem sabe? UOL Carros mostra os carros-conceito que mais se destacam na mostra, e que comprovam como está acelerado o desenvolvimento dos veículos chineses.
Há bom destaque para SUVs, crossovers, elétricos, autônomos, conectividade... Enfim, tudo que está em moda no mundo sobre rodas.
Veja mais
+ Quer negociar hatches, sedãs e SUVs? Use a Tabela Fipe
+ Inscreva-se no canal de UOL Carros no Youtube
+ Instagram oficial de UOL Carros
+ Siga UOL Carros no Twitter
Do futurismo ao quase real
Poucos ouviram falar da Wey. Trata-se da marca de luxo da Great Wall, uma das maiores fabricantes locais cujo nome faz clara homenagem às muralhas da China. Ela está para a Great Wall assim como a Lexus para a Toyota. E tem pretensão de ser a primeira marca de luxo chinesa a entrar no mercado americano.
Para isso, apresentou em Pequim o chamativo crossover X Concept, que mistura um esportivo com SUV. O protótipo simula um modelo pertencente ao nível cinco (o grau máximo) na escala de autônomos, e que inclusive projeta o holograma em escala reduzidade uma "assistente" de condução no banco do passageiro.
Com cara de Tesla Model S, o Wey-X Concept traz uma ousada traseira com vidros da tampa do porta-malas repartidos por uma coluna central verticalizada.
Outra que quer conquistar o mercado americano é a GAC, que apresenta em Pequim GAC o conceito Enverge, já exibido em janeiro no Salão de Detroit. Largo, anabolizado e bastante estiloso, o protótipo prenuncia o ingresso da marca nos EUA já em 2019.
Já a Dongfeng, outra marca chinesa de atuação bem local (mas que tem participação importante no quadro de acionistas do grupo PSA Peugeot-Citroën), apareceu com um protótipo também denominado X Concept, porém com logotipo da marca Venucia, uma das marcas associadas à Dongfeng.
Trata-se de um enorme SUV com capô longo e linhas, digamos, robustas. Associada na China à Nissan, a Dongfeng produz modelos bem mais comportados por aqui, muitos utilizando apenas a insígnia da própria Nissan. Com a Venucia a ideia é seguir projetos mais arrojados.
Outra desconhecida a atacar é a HaiMa, marca surgida em 1992 em associação com a japonesa Mazda. O casamento acabou em 2006, mas a HaiMa seguiu atuando como independente e aposta em protótipos de linhas mais simples, como o conceito F7, esboço de um "suvão" com frente que lembra a atual identidade visual da Nissan e traseira que remete e crossovers de Peugeot e GM.
Confira mais protótipos em nosso álbum exclusivo, no topo desta reportagem.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.