Mercedes é acusada de fraudar 1 milhão de carros a diesel; empresa nega
Daimler não admite fraude, mas diz que está cooperando com as investigações
As ações da Daimler, controladora da Mercedes-Benz, tiveram uma forte queda após acusações de que 1 milhão de automóveis Mercedes-Benz podem ter um dispositivo ilegal para burlar testes de emissões de poluentes -- algo semelhante ao que iniciou o "dieselgate" da Volkswagen em 2015.
A informação foi revelada pelo jornal "Bild am Sonntag", que revelou que a KBA (entidade responsável por homologar peças e monitorar a segurança viária na Alemanha) encontrou cinco "dispositivos desativáveis ilegais" em motores feitos pela Daimler.
Veja mais
+ Brasil pode ser último grande com diesel que polui mais
+ Quer negociar hatches, sedãs e SUVs? Use a Tabela Fipe
+ Inscreva-se no canal de UOL Carros no Youtube
+ Instagram oficial de UOL Carros
+ Siga UOL Carros no Twitter
O item estava sendo utilizado em veículos movidos a diesel para atender às normas de poluentes Euro 6.
O Ministro dos Transportes da Alemanha, Andreas Scheuer, intimou o CEO da Daimler, Dieter Ztesche, a prestar esclarecimentos. Procurada pela reportagem do jornal, a empresa não comentou sobre a marca de 1 milhão de carros, mas afirmou que está "cooperando de forma intensa e transparente com a KBA e o Ministério de Transporte da Alemanha".
A KBA levantou suspeitas da existência de um dispositivo projetado para permitir que os veículos da Daimler emitam poluentes acima do tolerado sem serem identificados em eventuais testes de medição.
As autoridades alemãs voltaram suas atenções para as fabricantes de automóveis a diesel a partir de setembro de 2015, quando a Volkswagen admitiu usar um software feito para burlar testes de emissões de motores a diesel nos Estados Unidos.
O dispositivo ilegal da VW foi aplicado em milhares de veículos fabricados em várias partes do mundo -- inclusive 14 mil picapes Amarok no Brasil -- e até agora custou aproximadamente US$ 30 bilhões à Volkswagen em multas e indenizações.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.