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Avaliação: Range Rover Sport cobra R$ 440 mil por luxo à moda britânica

André Deliberato

Do UOL, em Porto Feliz (SP)

16/06/2018 08h00

Rodamos com a versão "de entrada" do SUV, que custa R$ 440.211

Depois de revelar as mudanças que o Range Rover, modelo mais luxuoso da linha de produtos da Land Rover, ganhou para este ano, UOL Carros teve a oportunidade de rodar por alguns quilômetros com uma das versões mais em conta do SUV de luxo.

A configuração "pé-de-boi" do modelo britânico cobra R$ 440.211 para oferecer ao seu comprador um carro extremamente bem acabado, sofisticado e recheado de tecnologia -- e agora alinhado à linha de design global da empresa, que se baseia no desenho do Velar, SUV de maior sucesso recente da marca.

O Range Rover que UOL Carros apresenta nas belas imagens da galeria de fotos acima é um Sport SDV6 SE Turbodiesel, que tem 306 cv, câmbio automático de oito marchas e sistema de tração 4x4 Terrain Response 2, de última geração.

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Mas como ele é?

Andar de Range Rover é se associar automaticamente ao último nível de luxo e sofisticação que um carro desse valor pode oferecer. Ainda que a versão de entrada não ofereça equipamentos de última geração como as mais caras -- não há, por exemplo, sistemas de condução semi-autônoma nessas configurações iniciais --, é possível se entreter com recursos incomuns que raramente são vistos em automóveis até mesmo dessa faixa de preços.

A unidade avaliada por UOL Carros contava com alerta de saída de faixa, mas sistemas de estacionamento automático, controle de cruzeiro adaptativo (ACC) e sensor de ponto cego, por exemplo, são equipamentos opcionais.

O sistema multimídia por exemplo é um espetáculo: duas telas táteis no painel (como no Velar), quadro de instrumentos digital e opção de controle de equipamentos por gestos são coisas que impressionam até mesmo quem está acostumado a rodar com carros desse nível -- como abrir e fechar o teto solar deslizando a mão próximo ao sensor do teto, para frente e para trás.

Além disso, a qualidade dos materiais utilizados agradam. O toque suave de todos os revestimentos explicam o status que a Land Rover cria para os Range Rover, seus modelos de maior requinte. Os bancos são sempre de couro de altíssima qualidade e também podem ser ajustados eletricamente, com opção de memorização das posições.

Guiar o carro com motor V6 de 306 cavalos mas de 2.178 kg é agradável, mas esse peso é bastante sentido, mesmo com o torque de 71,3 kgfm a ligeiros 1.500 giros -- na prática, o carro arranca muito rápido, mas não deve ter velocidade final muito alta (dado não informado) e deve demorar a alcançá-la por conta do peso.

Conectadíssimo?

A Land Rover fez questão de destacar o quanto o carro passou a ser "conectado" com a atualização -- são 14 tomadas para recarregar celulares, notebooks ou outros dispositivos, incluindo uma convencional como a tomada da sua casa, de 110V.

Além disso, vale dizer que o sistema de áudio da Meridian tem 14 alto-falantes e oferece aos passageiros som de alta qualidade em qualquer volume escolhido. O silêncio da cabine impressiona.

Mas... na prática, o atualizado Range Rover Sport traz diversos mimos e alto nível de luxo à moda britânica para conquistar endinheirados que curtem um carro com desempenho esportivo e ao mesmo tempo capaz de enfrentar obstáculos e/ou estradinhas de terra. Mesmo assim, fica devendo por não oferecer itens básicos para um modelo dessa faixa de preço, como conexões via CarPlay e AndroidAuto, por exemplo.

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UOL Carros