Lavar carro com parcimônia e usar produtos certos preservam pintura no frio
Recomendação é procurar trabalho de especialistas para evitar danos no veículo
Não é só as pessoas que precisam se proteger no inverno. A pintura dos carros também demanda cuidados especiais para não sofrerem com a ação das baixas temperaturas da estação. A situação mais crítica acontece durante as lavagens.
“Ao realizar a lavagem em casa, use um sabão de pH neutro. Não utilize gasolina, álcool ou outros solventes na superfície pintada”, alerta Ricardo Vettorazzi, gerente técnico da PPG Brasil.
Veja mais
+ Dicas para deixar pintura do carro bonitona por mais tempo
+ Quer negociar hatches, sedãs e SUVs? Use a Tabela Fipe
+ Inscreva-se no canal de UOL Carros no Youtube
+ Instagram oficial de UOL Carros
+ Siga UOL Carros no Twitter
Produtos feitos a base de água e de alto sólidos são mais recomendados para um resultado de melhor qualidade e mais duradouro. O ideal é que o profissional responsável pela lavagem tenha conhecimento para escolher os melhores produtos.
Lava e seca
Ao contrário do que muita gente pensa, lavar o carro com frequência pode não ajudar tanto assim na conservação da pintura.
“Apesar de as tecnologias de aplicação original serem iguais, a montadora varia a cor do carro, utilizando o mesmo verniz como camada de proteção final da cor, o que nem sempre assegura sua durabilidade”, declarou Vettorazzi.
E não basta apenas lavar. Secar o carro também é fundamental para evitar acúmulo de novas sujeiras e eventuais manchas na pintura.
No caso de lavagens a seco, o nível de sujeira e contaminantes acumulados na pintura precisam ser analisados por um profissional especializado. A palavra do especialista pode ser fundamental para evitar micro riscos na pintura.
Muita calma nessa hora
Há cuidados especiais também para veículos repintados. Nestes casos, recomenda-se evitar lavagem em métodos automáticos por um prazo de pelo menos 30 dias. Aplicação de cera não deve ser realizada antes de 90 dias.
Caso haja algum problema na pintura, a recomendação é procurar um profissional qualificado. Só ele conseguirá avaliar o caso e determinar que tipo de reparo pode ser realizado. Na maioria dos casos um simples polimento é suficiente, mas há situações mais extremas que demandam a remoção da tinta para iniciar o tratamento na chapa do carro.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.