Tesla Model 3, elétrico "popular", tem dono e preço no Brasil: R$ 325 mil
Três unidades já foram encomendadas por importação independente e devem chegar em agosto
Exatamente um ano após ser lançado nos Estados Unidos, finalmente o Tesla Model 3 atingiu a meta de 5 mil unidades semanais produzidas na fábrica de Fremont (Califórnia), suficientes para finalmente abastecer o mercado norte-americano e começar a satisfazer as encomendas globais. E não é que três carros já têm o Brasil como destino?
UOL Carros apurou que três unidades do Model 3 já têm chegada confirmada ao Brasil por volta de agosto, via importação independente -- a Tesla não tem representação oficial no país.
Veja mais
+ Tesla? Jaguar I-Pace é nova referência em carro elétrico
+ Quer negociar hatches, sedãs e SUVs? Use a Tabela Fipe
+ Inscreva-se no canal de UOL Carros no Youtube
+ Instagram de UOL Carros
+ Siga UOL Carros no Twitter
Quanto custa, de verdade, o "elétrico popular"?
Elon Musk, chefão da fabricante americana, confirmou nesta semana que 28.578 unidades do sedã foram produzidas no segundo trimestre de 2018, o triplo do volume registrado nos seis meses anteriores. Em vendas, volume passou de 18 mil, ainda aquém dos 28 mil previstos pela consultoria Goldman Sachs.
A busca pelo carro segue intensa -- quem fizer um pedido hoje à Tesla americana receberá seu Model 3 só no fim de 2018. Sua missão é popularizar a Tesla entre os consumidores americanos, só que de "popular" ele não tem nada: o preço de base nos EUA é de US$ 35 mil (R$ 136 mil diretos).
Todos os Model 3 encomendados, segundo nossa apuração, vêm para o Estado de São Paulo, sendo um deles para cliente pessoa física da capital e outros dois voltados à revenda em uma loja no interior. Cada veículo custou US$ 50,5 mil: US$ 35 mil do preço básico, mais US$ 1,5 mil por rodas aro 19, US$ 5 mil pelo pacote Autopilot Enhanced (condução semiautônoma + funções autônomas, com atualização automática) e US$ 9 mil por baterias com autonomia expandida a cerca de 500 quilômetros. Só de carro, são quase R$ 200 mil.
Quem encomendou o modelo aqui no Brasil via importação direta tambem terá outras despesas com impostos e frete. Some tudo isso e chegamos ao número mágico: R$ 325 mil. Pensa que acabou? Negativo! As duas unidades destinadas ao interior de São Paulo ainda serão revendidas a um valor cerca de 20% acima desse total, ou seja, cerca de R$ 390 mil. Realmente, nada popular.
E demora...
Para complicar ainda mais, os compradores do modelo estão tomando um belo "chá de cadeira" para recebê-lo. "Tivemos uma espera de 18 meses, seis a mais que o previsto pela marca", conta Daniel Reis, proprietário da importadora DPR Trading, responsável pela vinda dos carros a partir de Miami (Flórida).
Antes mesmo do começo da produção, a Tesla já tinha recebido 400 mil encomendas de seu novo elétrico de "entrada", cada uma delas mediante sinal de US$ 1 mil. No caso dos Model 3 trazidos pela DPR Trading, reservas foram feitas mediante depósito de US$ 2.000. De acordo com Reis, cada unidade a ser levada ao Brasil terá uma cor diferente: preto, azul e cinza chumbo.
O Model 3 acelera de zero a 96 km/h em 5,6 segundos e, com o pacote semi-autônomo completo, é capaz de ajustar automaticamente a velocidade de acordo com as condições do tráfego e até trocar de faixa em uma rodovia sem a interferência do motorista. Também estaciona por conta própria. Na configuração para o Brasil, a tração é traseira.
Este ano, a DPR Trading também trouxe três exemplares do SUV Model X, um deles na versão de topo P100D, "completaça", ao preço de R$ 1 milhão.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.