Ir de São Paulo ao Rio sem gastar com combustível já é possível; saiba como
BMW inaugura "eletrovia" ao longo da rodovia Presidente Dutra; por seis meses, recarga para elétricos e híbridos será gratuita
Lembra da "eletrovia" que a BMW prometeu instalar na rodovia Presidente Dutra, ligando as metrópoles de São Paulo e Rio de Janeiro? Está pronto, finalmente: nesta quarta-feira (18) a fabricante anunciou seis postos de recarga espalhados ao longo dos 430 quilômetros de percurso entre as duas capitais.
Quem tiver um carro elétrico ou híbrido plug-in poderá usar a estrutura a partir de segunda-feira (23).
O primeiro teste oficial de um percurso completo entre as duas maiores cidades brasileiras foi feito pelo presidente da BMW Group Brasil, Helder Boavida, junto com Miguel Setas, presidente da EDP -- companhia portuguesa de energia elétrica que é parceira da montadora no projeto --, na manhã desta quarta.
Ambos levaram mais de seis horas para completar o percurso desde o Rio até São Paulo a bordo de um i3, parando três vezes para recargas. "Daria para fazer em menos tempo e parar só duas vezes", avaliou Boavida. O fato de terem viajado em comitiva e realizado "minirreuniões" com representantes de startups durante as paradas tornaram o trajeto mais longo.
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Por enquanto, custa nada
Se a parada no posto de serviço ainda é obrigatória -- enquanto alguns carros convencionais podem completar o caminho sem parar, se o motorista assim preferir --, a boa notícia é que a estrutura não é exclusiva da BMW. Qualquer veículo elétrico ou híbrido com recarga externa poderá usufruir das instalações, por conta dos diferentes plugues disponíveis.
Outra vantagem: as recargas serão gratuitas nos seis primeiros meses de operação. "Nosso objetivo, por enquanto, é divulgar a tecnologia e possibilitar a experiência. Só depois vamos pensar num plano de negócios", resumiu o presidente da EDP.
Quanto vai custar no futuro?
Não se sabe se a BMW vai prorrogar a gratuidade após os seis meses. De toda forma, o país finalmente tem uma legislação em curso e será possível ter-se uma ideia da competição no setor em algum tempo. Por ora, há outra "eletrovia" no Paraná (nesse momento, duas estações entre Paranaguá a Curitiba, com promessa de seguir com mais seis até Foz do Iguaçu). Não, o ponto de recarga entre São Paulo e Campinas não é uma "eletrovia" por ser... um ponto de recarga.
A empresa se resumiu a dizer que o custo para realizar uma viagem completa equivalerá a aproximadamente 20% do que um veículo abastecido com gasolina e autonomia na faixa de 10 km/l gasta no mesmo percurso. Traduzindo em números absolutos: enquanto você paga quase R$ 200 para inserir 43 litros de gasolina no seu tanque para completar o trajeto -- a R$ 4,50 o litro --, em um carro elétrico as recargas não sairia por mais de R$ 40.
Onde estão os postos de recarga
Cada posto terá um totem de 50 kW com três tipos diferentes de conectores, capaz de carregar até dois veículos simultaneamente e completar 80% da capacidade de uma bateria de 225 kW em 25 minutos. No caso de um BMW i3, isso na prática significa uma autonomia entre 150 e 190 km apenas em modo elétrico (sem apelar ao gerador a combustão).
Achou pouco? É por isso que os postos estão posicionados a uma distância que varia entre 40 e 122 km. São três em cada pista, todos localizados em postos da Rede Ipiranga. O problema, por ora, será achá-los, porque não há placas. Executivos da BMW garantem que estão providenciando a sinalização junto à CCR -- concessionária responsável pela manutenção da Dutra.
UOL Carros dá uma forcinha apontando abaixo onde ficará cada posto. O primeiro surge após 71 quilômetros percorridos da saída de São Paulo. O último está a 96 km do centro do Rio de Janeiro:
+Posto Estação (Guararema), km 179, trecho SP-RJ;
+Auto Posto GAP (São José dos Campos), km 145; trecho RJ-SP;
+Clube dos 500 (Guaratinguetá), km 60, trecho SP-RJ.
+Estrela da Dutra (Queluz), km 06, trecho RJ-SP;
+Posto Mamão (Piraí), km 74, trecho SP-RJ;
+Posto Nacional (Piraí), km 74, trecho RJ-SP.
O projeto vem sendo planejado desde o final de 2015 e custou R$ 1 milhão. Ele chega como "maior eletrovia da América Latina", superando os 310 km do corredor que liga Montevidéu a Rocha, no Uruguai.
Quer experimentar? Você precisará "apenas" de um modelo elétrico ou híbrido com recarga externa. No caso de um BMW i3, a etiqueta é de quase R$ 200 mil.
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