Novo Lada Niva terá base de Duster e sistema 4x4 da Nissan; veja fotos
Conceito revelado em Moscou mostra como será a próxima geração
Um conceito chamado Vision 4x4 foi apresentado nesta semana pela Avtovaz no Salão de Moscou. Embora a frente lembre a de um Volvo XC40, ele não é nada disso, muito menos premium.
Na verdade, ele antecipa a nova geração do Lada Niva, agora feito pelas mãos da Renault -- que passou a ser a dona do grupo russo em janeiro de 2017.
O projeto do novo Niva surgiu justamente quando a Lada passou a ser integrante do Grupo Renault. O protótipo mostrado no Salão russo usa a plataforma B0 da Dacia (a mesma do Duster) e um sistema 4x4 da Nissan.
Lembra do Niva? Ele foi um SUV compacto que chegou a fazer sucesso no Brasil no começo dos anos 1990 após a abertura do mercado nacional às importações. Na Rússia, ele é feito até hoje, desde 1977.
Veja mais
+ Carros com mais de 100 mil km: vale ou não a pena?
+ Quer negociar hatches, sedãs e SUVs? Use a Tabela Fipe
+ Inscreva-se no canal de UOL Carros no Youtube
+ Instagram oficial de UOL Carros
+ Siga UOL Carros no Twitter
Como é o conceito
A grande diferença do Vision em relação ao Niva "atual" é que ele está longe de ser rústico: totalmente refeito, ele traz linhas modernas e um interior futurista, apesar de manter as proporções compactas.
Por dentro, aliás, ele se destaca pelo painel com três telas: uma no quadro de instrumentos, uma para o sistema multimídia e uma para o ar-condicionado.
A Avtovaz, fabricante dos modelos da Lada, não revelou dados técnicos sobre mecânica, mas o conceito está equipado com câmbio automático e um seletor giratório para o sistema de tração 4x4. Derivado do Duster, vale destacar que o SUV pode herdar os motores 1.6 SCe a gasolina e 1.5 diesel da Renault, além do câmbio automático CVT.
Também é legal destacar que o conceito apresentado mostra ideias inovadoras para o modelo, como teto solar panorâmico e portas traseiras disfarçadas, sem maçanetas.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.