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Sem Duster, Renault vai de novos Sandero e Logan com câmbio CVT em 2019

Renault Logan 2020 em patente registrada no INPI: dianteira receberá modificações discretas - Reprodução
Renault Logan 2020 em patente registrada no INPI: dianteira receberá modificações discretas
Imagem: Reprodução

Ricardo Ribeiro

Colaboração para o UOL, de Paris (França)

14/10/2018 08h00

Compactos ganharão retoques visuais e caixa automática do Captur; hatch terá lanternas inspiradas no Fiat Argo

Já que a "meia nova geração" do Duster ficará só para 2020, a Renault reservará meados do ano que vem para apresentar o facelift de meia-vida dos atuais Sandero e Logan. A dupla de compactos passará por mudanças visuais importantes, além de alterações estruturais e mecânicas ainda mais profundas.

Segundo fontes ouvidas pela reportagem durante o Salão de Paris (França), há duas semanas, tanto o hatch quanto o sedã ganharão reforços voltados à parte lateral da carroceria, a fim de que se tornem mais seguros e recebam nota maior nos testes de impacto do Latin NCAP (programa de segurança viária para a América Latina).

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Também devem passar a contar com airbags laterais e ampliação na oferta de controles eletrônicos de tração e de estabilidade.

Além disso, os modelos produzidos em São José dos Pinhais (PR) modelos devem enfim aposentar a pouco eficiente caixa automatizada monoembreagem Easy'R, colocando em seu lugar o câmbio CVT (continuamente variável) de Captur e Duster nas versões equipadas com motor 1.6.

Por falar em propulsores, a gama formada pelo 1.0 3-cilindros e pelo tetracilindro de 1,6 litro da família SCe não serão modificados, até por terem sido apresentados ao mercado no final de 2016.

Desenho do Sandero reestilizado (traseira) conforme registro no INPI (Instituto Nacional de Propriedade Industrial) - Reprodução/INPI - Reprodução/INPI
Desenho do Sandero reestilizado (traseira) conforme registro no INPI (Instituto Nacional de Propriedade Industrial)
Imagem: Reprodução/INPI

Tem "Argo" aí atrás

Visualmente a reestilização do Sandero se destacará pela traseira deve ser inspirada nos Fiat Argo e Cronos. A solução, criada por estúdio local de design, desto -- ainda bem -- do estilo aplicado a Sandero e Logan produzidos pela Dacia na Europa. Frente dos dois modelos também a traseira do Logan terão retoques mais discretos, conforme croquis registrados no INPI (Instituto Nacional de Propriedade Industrial).

Ainda, hatch e sedã ficarão mais equipados, incluindo atualização da central multimídia MediaNav, o que os deixará mais distantes do Kwid em termos de tecnologia e preços.

Animado com a chance de ver os novos Sandero e Logan no Salão de São Paulo, em novembro? Esqueça: a chance de os modelos renovados estarem expostos lá é zero. De qualquer forma, lançamento deve ocorrer na segunda metade de 2019, já como ano-modelo 2020.

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