Novos Chevrolet Camaro e Cruze dão as caras antes do Salão de SP
Lançamentos já mostrados nos EUA chegam ao país apenas em 2019; esportivo terá câmbio de 10 marchas do Mustang
A General Motors já anunciou algumas de suas atrações para o Salão do Automóvel de São Paulo. Uma das presenças confirmadas no evento é a do novo Chevrolet Camaro, e a outra é o hot hatch Cruze SS, de 300 cv.
Pois tanto o Camaro quanto o Cruze renovado -- embora na carroceria com terceiro volume -- resolveram aparecer na forma de protótipos camuflados poucos dias antes da mostra.
Veja mais
+ Chevrolet Cruze ganha série Black Bow Tie com ar de carro tunado
+ Quer negociar hatches, sedãs e SUVs? Use a Tabela Fipe
+ Inscreva-se no canal de UOL Carros no Youtube
+ Instagram oficial de UOL Carros
+ Siga UOL Carros no Twitter
Camaro: reestilização da reestilização
As unidades do cupê e do sedã unidade com camuflagem leve foram flagradas em testes pelo leitor Yuri Tosoni, do "Street Cars São Paulo", na Rodovia Castelo Branco, perto de Sorocaba (SP).
O Camaro já foi revelado nos Estados Unidos e começa a ser vendido por lá apenas no fim deste ano. Entretanto, sua chegada pode ser atrasada pela controvérsia que o novo visual provocou na terra de tio Sam: a dianteira possui uma grade desproporcional que praticamente integra as duas tomadas de ar por uma barra horizontal estilizada em preto brilhante.
Críticos e fãs não gostaram muito da solução e já se especula que a GM acabe optando por lançar o modelo com uma pequena modificação, trocando a faixa preta no centro da grade pela pintura original do restante da carroceria em todas as versões. Tal mudança já está antecipada pelo conceito Camaro Shock, exibido este mês no Sema Show, em Las Vegas (EUA).
No teaser em que confirmou a presença do Camaro na mostra paulistana, a GM publicou uma imagem que mostra a grade original, dotada da barra preta. A ver se a solução será mantida. De qualquer forma, a traseira ressuscita as quatro lanternas abandonadas pelo modelo vendido atualmente no país.
Novidades não serão apenas estéticas. A transmissão automática de oito marchas dará lugar a uma caixa de dez velocidades. Curiosamente, é o mesmo câmbio do arquirrival Ford Mustang, resultado de um desenvolvimento conjunto entre GM e Ford. No mercado americano, a caixa também está empregada nas picapes Chevrolet Silverado e Ford F-150.
Motor seguirá sendo o V8 naturalmente aspirado de 6,2 litros e 461 cv de potência, sendo 62,6 kgfm de torque, com função de corte da ação de quatro cilindros quando não demandada toda a força bruta do muscle.
Cruze abre a boca?
Ao lado do Camaro havia uma presença ilustre: um protótipo do Cruze sedã reestilizado acompanhava -- ou pelo menos tentava acompanhar -- o cupê. Já comercializado nos EUA, o facelift não deve chegar ao mercado brasileiro antes do segundo semestre de 2019, conforme antecipado por nossa reportagem em junho.
O modelo vendido aqui é produzido na Argentina e, por demorar mais a chegar, não estará no Salão. Quer dizer... Não nas versões civis, porque a GM pode dar uma mostra do que vem por aí em termos de design caso o envenenado Cruze Sport6 SS, de 300 cv, antecipe as novidades visuais previstas para o restante da gama.
Grade bipartida será bastante ampliada, harmonizando com novos recortes dos dois para-choques. Os novos traços deixarão o Cruze com pegada mais esportiva e invocada, dispensando as "correções" que terão de ser feitas ao Camaro. Ainda bem.
Lembramos que o Cruze 2020 já havia sido fotografado pelo leitor Márcio Lima Gonçalves em plena Avenida Paulista, em São Paulo (SP). UOL Carros apurou na época que a escolha por uma das vias mais movimentadas da capital aconteceu para avaliar a frequência de atuação da novíssima central multimídia MyLink 3, que estreará no fim deste ano nos EUA e muito provavelmente estará nos novos Camaro e Cruze oferecidos no Brasil, junto com outras novidades em equipamentos.
No Brasil o próximo Cruze deve manter o motor 1.4 turboflex de 150/153 cv (gasolina/etanol), gerenciado por câmbio automático de seis marchas.
Mande flagras por e-mail ou no nosso novo WhatsApp
Se você fotografar ou filmar um carro diferente e/ou camuflado, envie para UOL Carros, com seu nome completo, RG e/ou CPF, telefone, cidade de residência e local do flagra. A critério da Redação, elas podem ser publicadas, sempre com o devido crédito ao autor. Não há remuneração.
UOL Carros também usa o WhatsApp como forma de receber suas imagens: basta adicionar o +55 11 9-7670-4028. Segue válida a forma por e-mail uolcarros@uol.com.br.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.