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Volvo já faz pontos de recarga para qualquer carro elétrico no Brasil

Pontos de recarga estão sendo construídos em parceria com empresa de Portugal - Vitor Matsubara/UOL
Pontos de recarga estão sendo construídos em parceria com empresa de Portugal
Imagem: Vitor Matsubara/UOL

Vitor Matsubara

Do UOL, em São Paulo (SP)

01/11/2018 07h00

Empresa mantém meta de construir 125 estações até o fim do ano -- e pode até ampliar número prometido

Foi durante a apresentação do novo XC60 híbrido que a Volvo anunciou um reforço e tanto para a precária infraestrutura para donos de carros elétricos no Brasil. A marca se comprometeu a construir 250 pontos de recarga para carros elétricos até abril de 2019, aumentando o número de locais dos atuais 120 para 370 em todo o território nacional.

A promessa, inclusive, é de que metade do número de pontos de carregamento (ou seja, 125) estará pronta até o fim deste ano.

Pouco mais de um mês após o anúncio, UOL Carros consultou a marca sobre o andamento das obras. E ouviu uma resposta positiva. "A construção já foi iniciada e a promessa de entregar 125 estações está mantida", afirmou a empresa por meio de sua assessoria de imprensa. A montadora revelou, inclusive, que pode construir mais pontos do que os 250 previstos inicialmente.

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Livre para todos

Para cumprir com a palavra, a Volvo procurou a Efacec Power Solutions, empresa especializada nos setores de energia, engenharia e mobilidade. Fundada em Portugal em 1948, a companhia atua em mais de 90 países e é líder global no mercado de carregadores rápidos para veículos elétricos. Assim, a fabricante indica quais são os locais contemplados com estações de recarga e a Efacec realiza a obra.

Além dos portugueses, a marca sueca firmou parcerias com a rede de shoppings Iguatemi e a cadeia de supermercados Pão de Açúcar. A recarga será gratuita, mas o usuário precisa pagar o valor do estacionamento dos respectivos estabelecimentos. A boa notícia é que qualquer veículo híbrido ou elétrico com tomada no padrão europeu também poderá ser carregado nos pontos bancados pela empresa, mesmo sendo de outra marca.

A fabricante estima que o processo leve duas horas para ser concluído, dependendo da corrente do carregador. Além disso, assim como fez com clientes do XC90, a Volvo se compromete a dar assistência aos clientes que desejarem instalar um ponto de recarga em casa. A marca, inclusive, paga os custos de até R$ 2 mil da instalação. O preço do carregador é de R$ 6 mil.

Assim, o Brasil entra de vez no planejamento global da Volvo, que espera vender mais de 1 milhão de veículos eletrificados até 2025.