Volkswagen traz Gol GTi de volta ao Salão do Automóvel 30 anos depois
Hatch esportivo lançado em 1988 custaria hoje o mesmo que um Golf GTI mais um Gol 1.0
Faz três décadas que o Gol GTi surgiu no Salão do Automóvel de São Paulo. Era a edição de 1988. Mais do que um dos esportivos mais icônicos do país, ele foi o primeiro carro nacional a sair de fábrica com injeção eletrônica -- daí o "i" minúsculo do sobrenome.
Quem visitar a edição 2018 da mostra neste final de semana poderá matar as saudades do GTi. A Volkswagen trouxe um exemplar impecável de 1988 na clássica cor "azul Mônaco" com a parte inferior pintada de cinza. Ao seu lado está um Polo GTS Concept, a versão esportiva do Polo que ainda é um conceito, mas será lançada em 2019 com motor 1.4 TSI de 150 cavalos.
Veja mais
+ Volkswagen Tarok terá base de Golf e Tiguan; veja a picape
+ Quer negociar hatches, sedãs e SUVs? Use a Tabela Fipe
+ Inscreva-se no canal de UOL Carros no Youtube
+ Instagram oficial de UOL Carros
+ Siga UOL Carros no Twitter
"Carro de playboy"
O Gol esportivo sempre foi um carro para poucos, até porque era caríssimo. Na época, o GTi custava o equivalente a R$ 190 mil. Com essa pequena fortuna seria possível comprar atualmente um Golf GTI (R$ 143.790) e um Gol 1.0 (R$ 44.990). E ainda sobraria um "troco" de R$ 1.220.
Aí, não teve jeito, ganhou a alcunha de "carro de playboy", por estar acessível a um público muito diferente daquele que habitualmente comprava o Gol.
Quem tivesse "bala na agulha" para andar de GTi nos anos 90 tinha à disposição um motor 2.0 com injeção eletrônica de 120 cv, capaz de fazê-lo acelerar de 0 a 100 km/h em 10 segundos.
O estilo era um capítulo à parte, com as belas rodas de liga leve "pingo d'água" e o aerofólio fixo na traseira. Por dentro, o Gol tinha o clássico volante de quatro bolas e bancos Recaro.
Trabalho minucioso
O Gol clássico foi inteiramente restaurado pela Studio By Deni, empresa especializada na reforma de veículos dos anos 1980 e 90. Não foi divulgado o valor exato gasto no trabalho, mas a estimativa é de mais de R$ 100 mil.
UOL Carros teve um contato muito próximo com o veículo e ele parece ter acabado de sair da fábrica. Não há qualquer imperfeição do lado de fora, tampouco por dentro. Todas as peças são originais. E o Gol quase não sai de casa, já que o hodômetro marca pouco mais de 1.500 km.
Deu vontade de ver essa joia de perto? Então é bom correr: o GTi estará no Salão apenas até este domingo (11) -- a Volkswagen ainda tenta convencer o atual dono a ampliar esta participação.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.