Flagra: nova Fiat Strada surge com base de Argo, cabine dupla e 4 portas
Segunda geração da picape compacta mais vendida chega ao mercado no começo de 2020
Atenção: a imagem que você vê logo acima é o primeiro flagra publicado pela imprensa brasileira da segunda geração da Fiat Strada com carroceria definitiva. Mais de 20 anos depois de ser lançada no mercado, picapinha enfim trocará de matriz.
Créditos para o leitor Osvaldir Xavier Dias, que captou dois protótipos rodando em Campinas (SP). As placas, segundo o próprio autor das imagens, são de Betim (MG), onde fica uma das fábricas do grupo FCA no Brasil. Não restam dúvidas quanto a qual é o produto por trás da pesada camuflagem.
Apesar da presença forte de caixotes e panos, já é possível perceber algumas particularidades na picapinha: ela é um bocado mais comprida e larga do que o modelo atual, que utiliza a defasada plataforma do Palio 1. Isto porque vai utilizar a base MP de Argo/Cronos, tendo sua largura ampliada de 1,66 para 1,72 metro (sem contar retrovisores).
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Distância entre-eixos também deve aumentar, para perto de 2,75 metros na cabine simples e quase 2,80 metros com cabine dupla. Com isso, a Fiat conseguirá enfim oferecer espaço interno mais decente e homologar a Stradinha para levar cinco passageiros, e não mais quatro.
Repare, tanto na primeira fotografia quanto em outra mais abaixo -- na qual um dos protótipos roda ao lado de uma Chevrolet S10, o que dá um bom parâmetro de comparação -- como ela está sensivelmente mais "parrudinha", embora ainda compacta. Porte deve ficar ligeiramente maior que a das rivais Volkswagen Saveiro e Chevrolet Montana, todavia abaixo da Renault Duster Oroch.
Outra novidade ainda escondida: a nova Strada cabine dupla terá quatro e não mais três portas. Ainda não está certo se o sistema será por abertura convencional ou suicida, como acontece com a picape à venda atualmente, mas o fato é que os passageiros da fileira traseira passarão a contar com opções de saída dos dois lados da carroceria.
Ela vem logo
Derivada de um antigo projeto chamado X6P, que fora congelado pela Fiat e só recebeu aval do finado chefão do grupo FCA, Sergio Marchionne, para ser retomado no fim do ano passado, a segunda geração da Strada teve a nomenclatura interna alterada para "2810", segundo o site "Autos Segredos".
O fato de os protótipos estarem com carroceria definitiva indica que o lançamento deve ocorrer em não muito mais do que um ano. UOL Carros apostaria no primeiro trimestre de 2020.
Fontes da fabricante não confirmam, mas nossa reportagem aposta que o foco será nas versões com cabine dupla e maior valor agregado, o que significa que a velha Stradinha deve ter sobrevida como modelo de entrada voltado a frotistas até 2022 (quando o controle de estabilidade se torna obrigatório em 100% dos modelos vendidos nacionalmente).
Do nariz à coluna B a próxima geração deve receber muitos elementos dos irmãos Argo e Cronos, incluindo soluções visuais. Nível de equipamentos também deve ser similar: controle eletrônico de estabilidade (que será obrigatório), trio elétrico, airbags laterais e central multimídia com projeção de celulares farão parte do pacote nas versões mais caras.
Motorização deve contar com o propulsor 1.3 Firefly 4-cilindros aspirado flex de 101/109 cv e 13,7/14,2 kgfm (gasolina/etanol). Resta saber se a Fiat conseguirá estrear com a nova picapinha o propulsor 1.3 turbo com potência estimada em 140 cv ou... Se chamará para jogo o velho 1.8 Etorq de 131/139 cv.
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