Um pouco menos de burocracia: já dá para tirar CNH digital sem ir ao Detran
Documento só pode ser solicitado por motoristas que tenham CNH em papel com QR Code
Já é possível tirar a CNH digital sem precisar passar pelas filas do Detran. O Ministério das Cidades informou que o aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT) pode ser usado para a função.
O aplicativo utiliza a câmera do smartphone e tecnologia de reconhecimento facial para gerar a Carteira Nacional de Habilitação Digital. Com isso, dispensa a burocracia da certificação digital, que era o motivo pelo qual boa parte dos interessados em ter a CNH digital precisava passar pelos Detrans estaduais -- quem já tinha um certificado digital, que é pago e pode ser obtido em órgãos especializados, não precisava apelar aos órgãos de trânsito.
O governo afirma que a iniciativa é inédita no mundo. Segundo Alexandre Baldy, ministro das Cidades, a intenção é que a longo prazo a impressão da CNH "vá se tornar desnecessária, reduzindo custo para o cidadão e do órgão público".
Mas atenção: aplicativo criado pelo Denatran (Departamento Nacional de Trânsito) em parceria com Serpro (Serviço Federal de Processamento de Dados) é útil apenas para motoristas com a CNH de papel que possui QR Code impresso -- os modelos emitidos após maio de 2017.
Como fazer agora?
Após baixar o aplicativo (disponível gratuitamente na Google Play e App Store), o usuário ativa seu cadastro e pode requisitar o documento via celular.
Neste caso, o aplicativo realiza a leitura do QR Code da CNH de papel e depois faz o reconhecimento facial para verificar se o solicitante é o mesmo cadastrado no Detran.
Em seguida, o usuário informa um número de telefone celular e cadastra uma senha de quatro dígitos para acessar o documento -- que pode ser visualizado mesmo offline.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.