Volkswagen prepara SUV pequeno e descolado, irmão caçula do T-Cross
Resumo da notícia
- Marca terá 5 novos SUVs ao todo. Tiguan e T-Cross já foram
- Novo modelo terá espaço do Polo
- Ideia é ter um modelo com toque esportivo, descolado
- VW também prepara terreno para substituir família Fox
Se tem segredo bem guardado nós vamos atrás. A Volkswagen terá um novo desafio pela frente que será, até o próximo ano, apresentar planos para sucessão do Fox, que anda bem, vende 2.500 unidades por mês das duas versões Connect (60% desse total) e Xtreme, mas é um modelo envelhecido.
E ainda temos, nessa conta, não esqueçam disso, o Gol. Mas esse assunto ficará para depois.
Voltando ao Fox, que descobrimos que está quase pronto para sair do baú da família Pavone (José Carlos Pavone é o chefe de design da Volkswagen do Brasil, enquanto seu irmão está em ascendência na matriz) um SUV de dimensões compactas.
Teremos um compacto levemente menor que o T-Cross e com o perfil mais esportivo, mais descolado, menos aventureiro, baseado exatamente nessa vontade do consumidor por produtos mais conectados.
O irmão caçula do lançamento, vamos chamá-lo desse jeito, por enquanto, terá como objetivo criar um novo espaço no bolo que atua Polo e Virtus, por exemplo. Tanto que usará a base do Polo (2,56 m de entre-eixos, como o hatch, mas com teto alto). Quanto às perspectivas de ocupar o lugar do bem-sucedido e longevo Fox isso é projeto para uma segunda etapa.
Etapa que precisa ser cumprida. A VW lançou, com o T-Cross, seu 12º modelo de 20 previstos até 2020. Desse total, cinco serão SUVs. No geral, faltam oito novidades, sendo três utilitários/crossovers. Ou só dois, já que o argentino Tarek está mais do que confirmado e em avançado processo.
Pablo Di Si, presidente da Volkswagen do Brasil e América Latina, ainda não comenta abertamente sobre o tema, mas perguntei sobre o "pequeno" que virá pela frente e ele não fugiu: "No ano que vem".
Pelo visto, Tarek, rival do Compass, vai chegar ano que vem, mas não só. Virá acompanhado de mais uma novidade da Volkswagen.
Jorge Moraes é jornalista, influenciador digital, jurado do Prêmio UOL Carros e fala sobre tecnologia em automóveis.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.