Caoa confirma negociação com Ford para comprar fábrica do Fiesta em SP
Resumo da notícia
- Grupo Caoa confirma negociação com Ford
- Ainda não há "compromisso" de compra da fábrica de São Bernardo
- Negociações envolvem o governo estadual paulista
- Caoa é revendedora da Ford, mas também está em expansão como fabricante
- Caoa fabrica SUV da Hyundai, bem como modelos da chinesa Chery no Brasil
O Grupo Caoa confirmou nesta manhã de quarta-feira (27) que está negociando com a Ford a compra da fábrica de São Bernardo do Campo (SP). Na quarta-feira, um representante da Ford teria negado a procura da Caoa.
Segundo o setor de Comunicação do Grupo Caoa, empresa que atua no segmento de concessionárias há 40 anos (inclusive revendendo produtos da Ford) e também é parceira da sul-coreana Hyundai e da chinesa Chery, a conversa entre as duas empresas é "natural", mas ainda não há qualquer definição ou "compromisso para a aquisição".
Ainda de acordo com a empresa, o governo paulista também está envolvido na negociação. Informações anteriores repassadas pelo Palácio dos Bandeirantes apontavam que três empresas fabricantes de caminhões e automóveis, duas multinacionais e uma brasileira, haviam demonstrado interesse na fábrica da Ford no ABC, cujo fechamento foi anunciado na última semana.
A unidade de São Bernardo é responsável pela fabricação da linha da caminhões da Ford, além do hatchback Fiesta. Com o fechamento, o emprego de 2.800 funcionários diretos está ameaçado, além de pelo menos 1.500 indiretos.
O Grupo Caoa está em expansão nos últimos anos, atuando também como fabricante de veículos no Brasil. Primeiro, com a linha de SUVs da Hyundai em Anápolis (GO); mais recentemente, com a aliança com a chinesa Chery, com a ampliação da produção na unidade paulista de Jacareí (de origem Chery) e introdução de montagem dos SUVs da linha Tiggo também em Anápolis.
Veja a íntegra do comunicado da Caoa
"A Caoa confirma que há conversas com a Ford e com o Governo da Estado sobre a aquisição da planta em São Bernardo do Campo. A Ford é uma marca que tem extrema importância no Brasil e no mundo -- como se não bastasse, a Caoa tem uma forte parceria com a Ford há mais de 4 décadas, sendo até hoje a maior distribuidora da marca na América Latina.
Dessa forma, é natural que a Caoa e a Ford conversem sobre futuras negócios, assim como ocorre com outros empresas sempre que há uma boa oportunidade. Dito isso, até o momento não há nenhuma definição ou compromisso para a aquisição da planta."
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.