Volkswagen Jetta GLI mais barato que Golf GTI? Veja preços do sedã nos EUA
Resumo da notícia
- Jetta esportivo começa a ser vendido no segundo trimestre nos EUA
- VW usa estratégia de preço arrojado
- Embora maior e de projeto mais recente, sedã será mais barato que Golf GTI
Revelado no começo do mês no Salão de Chicago, o Volkswagen Jetta GLI 2019 já tem preços definidos para os Estados Unidos, principal mercado para o produto. A surpresa é a estratégia comercial arrojada da marca alemã: o sedã esportivo vai partir de US$ 25.995 (equivalente a R$ 96.950 limpos), cerca de US$ 1.600 mais barato que o hatch esportivo Golf GTI, que parte naquele mercado de US$ 27.595 (cerca de R$ 103 mil).
Comparando, o Golf GTI vendido aqui no Brasil é fabricado localmente e tem preços entre R$ 144 mil e R$ 165 mil. UOL Carros avaliou recentemente o hatchback médio e seus prós e contras num mercado dominado por SUVs.
Voltando ao novo Jetta GLI, além do preço atrativo, o sedã esportivo terá garantia compreensiva de seis anos (ou 115 mil quilômetros), que pode ser transferida para o próximo dono durante toda a vigência do contrato. De acordo com a VW, as lojas norte-americanas começam a ser abastecidas no segundo trimestre deste ano.
Jetta GLI vem ao Brasil?
O Jetta é fabricado na América do Norte e iniciará seu ciclo por lá, antes de seguir a outras praças. Quando nos apontou que "grandes novidades viriam em breve", em 2018, a equipe de executivos da Volkswagen responsáveis pelo Jetta no Brasil apontou que alterações do sedã seguirão novas linhas (ano/modelo).
Assim como o Jetta mais barato (de R$ 99.990) trouxe a linha 2019, acreditamos que o GLI, poderá chegar importado do México abrindo a linha 2020 do Jetta.
Por ora, o Jetta 1.4 TSI vai dos quase R$ 100 mil até R$ 119.990 para a configuração RLine, aqui no Brasil. Resta torcer para que um futuro GLI no Brasil siga o parâmetro internacional e fique, também, abaixo do patamar do Golf GTI.
Preços e equipamentos do Jetta GLI
São duas configurações oficiais para o Jetta GLI, a S (de entrada) e a Autobahn (mais completa). Além dela, a Volkswagen America inicia a janela de vendas com uma série especial e limitada, alusiva aos 35 anos do Jetta, com detalhes de carroceria em preto, rodas exclusivas e itens de auxílio ao condutor (como ajuste eletrônico suspensões e carroceria) de série. O câmbio de série é o manual de seis marchas, com o DSG (dupla embreagem, sete marchas) sendo opcional de US$ 800. Há ainda frete de US$ 895.
Vamos aos detalhes:
+ Jetta GLI S: US$ 25.995 (R$ 96.950)
Entre outros itens, traz luzes de LED, assentos dianteiros aquecidos, iluminação ambiente em 10 cores (também por LED), acesso sem chave e partida por botão, ar-condicionado de duas zonas, câmera de ré, faróis automáticos, limpadores com sensor de chuva, freio elétrico e sistema de infoentretenimento com tela de 6,5 polegadas sensível ao toque, compatível com Apple CarPlay, Android Auto e MirrorLink.
Lista de segurança de série inclui: alerta de colisão frontal, frenagem de emergência autônoma, monitor de ponto cego e alerta de tráfego traseiro.
+ GLI 35th Anniversary Edition (série limitada): US$ 26.995 (R$ 103.600)
O acréscimo aqui é visual, com rodas de liga (18 polegadas) pintadas de cinza escuro com detalhes do aro em vermelho, teto, espelhos e spoiler traseiro pretos, além de emblemas exclusivos externos, nas pedaleiras e tapetes dianteiros. Além disso, o sistema de suspensão adaptável (DCC) é item de série e adiciona um quinto modo "Comfort".
+ Jetta GLI Autobahn: US$ 29.195 (R$ 104.000)
Acrescenta teto solar, painel de instrumentos digital de 10 polegadas, som Beats Audio de 400 watts com oito alto-falantes e subwoofer, bancos de couro, bancos dianteiros ventilados, banco do motorista com memória e ajuste lombar, partida remota na chave, tela central com sistema Composition Media 8 (polegadas) e serviços concièrge Volkswagen Car-Net.
Mecanicamente, o Jetta GLI 2019 "empresta" equipamentos do Golf GTI e do Golf R, com os quais compartilha plataforma. Motor é o 2.0 TSI (230 cavalos, 35,7 kgfm), chassis pode ter ajuste dinâmico adaptativo, suspensões que se ajustam ao tipo de condução e solo, freios de performance, além de diferencial de deslizamento limitado com ação mecânica.
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