Volvo limitará velocidade de carros a 180 km/h para reduzir acidentes
Resumo da notícia
- Empresa quer zerar número de acidentes fatais com carros da marca a partir de 2020
- Volvo sonha em restringir velocidade em áreas perto de escolas e hospitais
- "Somos líderes em segurança e assim será para sempre", diz CEO
A Volvo equipará todos os seus carros com limitador de velocidade de 180 km/h a partir de 2020.
A medida faz parte de uma ambiciosa meta de zerar o número de acidentes com ferimentos graves ou fatais envolvendo veículos da marca até o fim do ano que vem.
"A Volvo sempre foi líder em segurança e assim será para sempre. Fizemos uma pesquisa para descobrir as causas de acidentes graves ou fatais a bordo de nossos carros. E, embora um limitador de velocidade não seja a cura definitiva para todos os problemas, nós vemos como algo que vale a pena ser investido, mesmo que seja para salvar uma única vida", declarou o presidente da Volvo, Håkan Samuelsson.
Atualmente, todos os modelos da Volvo (com exceção daqueles preparados pela Polestar) não passam dos 250 km/h -- algo que também acontece com muitos carros alemães.
Para a Volvo, no entanto, o limitador de velocidade é apenas o primeiro passo de uma iniciativa que pode controlar a velocidade dos veículos em áreas como entornos de hospitais e escolas. Isso dependeria, porém, do desenvolvimento de outras tecnologias.
"Nós queremos debater se as montadoras terão o direito ou até mesmo a obrigação de instalar tecnologias nos carros que mudem a forma como o motorista se comporta ao volante, evitando atitudes como excesso de velocidade, direção embriagada ou até distrações. Ainda não temos uma posição consolidada sobre o assunto, mas acreditamos que devemos tomar as rédeas e sermos pioneiros", concluiu Samuelsson.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.