Atual chefão da Nissan pode ter autorizado pagamentos irregulares a Ghosn
Resumo da notícia
- Acusação contra Ghosn pode derrubar também atual presidente da Nissan
- Hiroto Saikawa assinava contratos de pagamento da Nissan quando Ghosn era chefão
- Promotores japoneses analisam documentos com assinatura de Saikawa
- Esses documentos autorizam pagamentos irregulares de US$ 80 milhões a Ghosn
Cresce a preocupação entre a diretoria da Nissan de que o julgamento do ex-presidente Carlos Ghosn tenha efeito colateral sobre o atual dirigente da fabricante japonesa, Hiroto Saikawa.
De acordo com a agência norte-americana "Automotive News", fontes ligadas ao caso apontam que Saikawa tinha conhecimento dos acertos financeiros entre Ghosn e a Nissan, que estão no centro das acusações que levaram o executivo brasileiro a ser preso pelo governo japonês em novembro. Pior ainda, Saikawa pode ter assinado diversos desses acordos.
Antes de assumir como CEO, após a prisão de Ghosn, Saikawa era o diretor representante do conselho da Nissan, com poderes para assinar determinadas obrigações financeiras em nome da empresa. Entre as quais, ordens de pagamento de cerca de US$ 80 milhões, desembolsados através de diferentes canais, incluindo uma quantia fixa e pagamentos por uma "cláusula de não-concorrência" e "taxas de consultoria", segundo a fonte.
Promotores japoneses recolheram os originais assinados dos arquivos da Nissan e está promovendo acareações com diversos executivos da empresa.Ghosn, que foi afastado das funções administrativas de Nissan e também da parceira Renault, enfrenta duas acusações: falsificação dos registros financeiros oficiais da empresa, justamente ao deixar de reportar cerca de US $80 milhões em compensação diferida.
* Com agências internacionais
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.